EnglishEspañolPortuguês

Ibama apreende 28,7 toneladas de barbatanas de tubarão e estima morte de 10 mil animais

Foto: Ibama/Divulgação

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 28,7 toneladas de barbatanas de tubarão em uma mega operação nacional. Segundo o órgão, que divulgou o resultado da operação nesta segunda-feira (19), essa é a maior apreensão em número de barbatanas já registrada no mundo.

O quantitativo apreendido representa a morte estimada de 10 mil indivíduos de tubarões, conforme informou o instituto.

As barbatanas encontradas são dos tubarões azul e anequim, também conhecidos como Mako, que entrou na lista de animais ameaçados em extinção em 22 de maio.

Do total de produtos que seriam exportados para a Ásia ilegalmente, 27,6 toneladas foram encontradas em uma única empresa em Santa Catarina que está sendo autuada nesta segunda. Em outra busca, 1,1 tonelada foi flagrada pelo Ibama no Aeroporto de Guarulhos em maio.

A pesca direcionada para tubarões, conforme o instituto, é proibida no Brasil. Por isso, a suspeita é de que as embarcações usadas para a captura dos animais “valiam-se de licenças de captura de outras espécies de peixe e atuavam com índices acima de 80% da carga permitida”, disse o Ibama.

Foto: Ibama/Divulgação

As embarcações também deixaram de utilizar medidas obrigatórias para evitar a captura e morte de aves marinhas, o que acaba por causar milhares de mortes de aves, sendo algumas de espécies consideradas ameaçadas de extinção, disse o órgão.

Na Ásia, as barbatanas dos animais são consideradas iguarias de alto valor. Para combater o crime, o Ibama iniciou desde de janeiro a operação Makaira, que é uma ação institucional de combate à pesca ilegal, não reportada e não regulamentada.

A ação é integrante do Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental e em cumprimento aos acordos internacionais de que o Brasil é signatário.

Fonte: G1

    Ir para o topo