EnglishEspañolPortuguês

Animais são vítimas de envenenamento em João Pessoa (PB)

28 de março de 2012
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Reprodução/PBagora)

Uma cena que vem se repetindo e revoltando moradores do bairro do Geisel, em João Pessoa, na PB. Cães e gatos saudáveis estão morrendo com sintomas de envenenamento. Há pelo menos duas semanas as vítimas se multiplicam e já foram registrados quatro casos de animais que morreram apresentando indícios de ingestão de chumbinho. A vítima mais recente foi um cachorro da raça poodle. Segundo a dona de casa Maria de Fátima da Silva, o clima no bairro é de pânico. “Tenho um cachorro que às vezes foge de casa. Estou com medo dele também ser vítima dessa pessoa que está fazendo essa maldade. O cachorro da dona do berçário na rua vizinha morreu e a filha dela ficou muito triste, passou dois dias chorando”, conta a dona de casa.

Sarah de Sousa, de 30 anos, que trabalha em um pet shopping, conta que a mãe perdeu um casal de gatos vítima de envenenamento. “Primeiro apareceu o macho morto no nosso quintal, com dois dias a gata também foi encontrada morta. No outro dia pela manhã, uma outra gata nossa saiu na frente de casa e voltou envenenada. Ficamos desesperados, corremos para o veterinário e conseguimos salvá-la. Minha mãe que já teve um AVC passou muito mal, pensamos que ela iria ter outro AVC. Estamos revoltados”, desabafa.

O laudo da gata que sobreviveu atesta que os sintomas apresentados são de intoxicação, ou seja, envenenamento, provavelmente por chumbinho, medicamento de venda proibida por não ter antídoto. De acordo com o atestado do veterinário, o animal apresentava sinais clínicos de midriase (dilatação da pupila) salivação excessiva e excitação neurológica, compatível com intoxicação. Esses mesmos sintomas foram apresentados pelo cachorro que morreu na última quinta-feira, cuja proprietária é vizinha de Sarah. “O poodle de Karla também morreu assim, com certeza ele comeu do veneno que botaram”, diz.

O corretor de imóveis Daniel da Silva conta que os gatos da tia só escaparam porque ela encontrou o veneno antes. “Era umas oito horas da noite quando minha tia saiu no portão e encontrou uma quentinha cheia de pele de frango com veneno na calçada da casa dela. Dava para matar todos os bichos, dava pra matar até uma pessoa. Ela tirou uma foto e prestou queixa na delegacia de crimes ambientais”, conta.

Fonte: PBagora

Você viu?

Ir para o topo