EnglishEspañolPortuguês

Sete mil cães serão castrados em Juiz de Fora (MG)

27 de março de 2012
2 min. de leitura
A-
A+
O anúncio foi feito na segunda-feira (26) pelo prefeito Custódio Mattos (Foto: Reprodução)

Novecentos mil reais devem ser investidos em um programa de esterilização de cães pela Prefeitura de Juiz de Fora (MG). A previsão é castrar sete mil cachorros, preferencialmente fêmeas, em dois anos. Os animais ainda terão microchips implantados, para monitoramento da população canina. O anúncio foi feito na segunda-feira (26) pelo prefeito Custódio Mattos. Serão priorizados animais sob a guarda de famílias de baixa renda – sem condições de implementar controle sanitário e reprodutivo desses animais – e de organizações não governamentais (ONGs). Estudo realizado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde apontou que mais de 10% dos 69 mil cães existentes em Juiz de Fora encontram-se em situação de abandono.

Clínicas inscritas no Conselho Regional de Medicina Veterinária serão credenciadas ainda este mês para a realização do procedimento cirúrgico, pelo qual será paga a quantia de R$ 95. O cadastro de tutores de animais também já pode ser feito pelo Disque Castração (199) ou pelo e-mail [email protected]. O tutor será informado sobre o local e a data da esterilização, quando contemplado. Também nesta semana será lançado edital de licitação para a compra dos microchips. O objetivo das medidas é diminuir a disseminação de zoonoses e o número de acidentes provocados por cães, além de reduzir os gastos públicos com o atendimento à população canina.

A secretária de Saúde, Maria Helena Leal Castro, destacou que é preciso “carinho e proteção, mas, também, controle” em relação aos cachorros. “Não dá para deixarmos esses cães irem se reproduzindo e trazendo custo excessivo para a população. Essa política trará retorno positivo para todos nós, sem infringir os direitos dos animais.” De acordo com Custódio, o gasto com a manutenção de dois cachorros no canil municipal é equivalente ao de uma criança em creche pública em tempo integral. “Precisamos colaborar para que os expressivos recursos investidos tenham eficácia. O intuito é conciliar o crescimento desordenado da população canina com a prestação de tratamento digno a esses animais.”

Após o início das cirurgias de esterilização, previsto para o próximo mês, serão lançadas campanhas educativas para adoção e promoção da guarda responsável de cães, em parceria com as ONGs de proteção dos direitos dos animais. Representando essas organizações, Antônio José Vieira destacou que a batalha pelo controle populacional canino já dura anos. “A gente espera que, em um prazo relativamente curto, já possamos ter um resultado expressivo, diminuindo a quantidade de animais nas ruas. Apesar de todo o trabalho que as ONGs fazem no sentido de recolher e socorrer esses cachorros, não temos capacidade ou recursos para trabalharmos sozinhos.”

Fonte: Tribuna de Minas

Você viu?

Ir para o topo