EnglishEspañolPortuguês

Filhote de gato-do-mato resgatado pela PF recebe cuidados no Refúgio Bela Vista (PR)

26 de março de 2012
1 min. de leitura
A-
A+

Um filhote de gato-do-mato com idade entre 3 e 4 meses foi apreendido pela Polícia Federal na tarde do último sábado (24), na Ponte da Amizade, fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A Polícia Florestal foi acionada e encaminhou o animal para o Refúgio Biológico Bela Vista, de Itaipu, onde ele está recebendo cuidados.

Segundo o médico-veterinário Wanderlei de Moraes, da Divisão de Áreas Protegidas (MARP.CD), o gato-do-mato é um animal silvestre, mas o exemplar encontrado deve ter sido capturado para ser domesticado. “Estamos tomando todas as providências, mas o animal sofreu maus-tratos e corre o risco de não voltar a andar”, disse.

As equipes interessadas poderão fazer imagens do gato-do-mato até às 16h desta segunda-feira. Para isso, basta enviar nome e RG dos integrantes, modelo e placa do veículo para a Divisão de Imprensa da Itaipu – [email protected] – e fazer o credenciamento para a visita, no Refúgio Bela Vista.

Linha Verde

Os felinos são vítimas comuns de tráfico e captura para domesticação. Capturados quando filhotes e criados em cativeiro, esses animais dificilmente conseguem retornar de onde vieram com chances de sobrevivência.

Criar animais silvestres sem autorização do Ibama é expressamente proibido, conforme a Lei 9.605/98. A pena é de seis meses a um ano e multa de R$ 500,00 por animal. Para denunciar um animal silvestre correndo risco, entre em contato com a Força Verde da Polícia Militar do Paraná pelo telefone 0800-643-0304.

Fonte: H2Foz

Você viu?

Ir para o topo