EnglishEspañolPortuguês

Cachorro é abandonado em terreno após levar tiro

25 de março de 2012
2 min. de leitura
A-
A+
Fotos: Reprodução

Em 14 de março é celebrado o Dia Nacional dos Animais. Apesar da data, pouco se tem a comemorar em Vargem Grande do Sul, em SP, devido aos crescentes números de casos de maus-tratos contra animais. Um exemplo disso ocorreu recentemente.

Após levar um tiro na coxa esquerda, um cachorro foi abandonado em um terreno baldio no Jardim Dolores. O fato veio à tona no dia 5, após uma denúncia anônima feita a um grupo de defensores dos direitos animais.

A voluntária Silvia Primo foi até o local informado e encontrou o cão de porte médio, completamente debilitado e sem condições de se locomover. O animal foi levado às pressas em uma clínica veterinária e, após alguns exames, descobriu-se que ele havia sido baleado.

De acordo com o veterinário Carlos Floksztrumpf, o cachorro está passando por tratamento a base de antibióticos, antiinflamatórios, analgésicos e também uma boa alimentação. “A bala está alojada no fêmur, mas ele apresenta melhora no quadro nutricional e o ferimento está cicatrizando”, comentou. “Pelo estado de desnutrição do animal e pela ansiedade à comida, percebemos que ele estava passando muita fome”, relatou o veterinário.

Segundo defensores dos direitos animais, casos de maus-tratos têm aumentado no município.

Segundo Floksztrumpf, o cão encontra-se com 10 kg a menos, mas durante os cuidados que vem recebendo já ganhou 1,3 kg. “Por ser animal de rua, não sabemos seu histórico. Portanto, não temos conhecimento de quando e como aconteceu, nem mesmo o que já se passou com ele”, explicou.

Casos de maus-tratos aumentaram

Este é apenas mais um dos inúmeros casos de maus-tratos que têm ocorrido em Vargem Grande do Sul. Para Evânia Coracini, uma das voluntárias que defendem o direito animais, tem sido preocupante a quantidade de ocorrências de violência contra animais que tem aparecido.

“Apesar de estarmos trabalhando ativamente para que esta situação mude, nós não sabemos mais o que fazer”, afirmou.

Evânia disse que já foram registrados vários boletins de ocorrência de maus-tratos e atualmente os voluntários estão recolhendo assinaturas para reivindicar providências junto ao Ministério Público.

Diante desta situação, um grupo de voluntários está se unindo para fundar uma nova instituição na cidade: a Associação Amigos dos Animais (AAMA). O objetivo é dar continuidade aos trabalhos que vem sendo desenvolvidos na luta pela proteção e o bem-estar dos animais. A proposta é boa, uma vez que desde janeiro de 2011 o município não possui nenhuma entidade que atue nesta área.

Anteriormente à Associação Amigos dos Animais existia a Associação Protetora dos Animais de Vargem Grande do Sul (APAVA). No entanto, ela encerrou suas atividades devido as dificuldades que enfrentava, como a falta de um local adequado para abrigar os animais e também de um veículo próprio, isso sem contar o baixo número de voluntários.

Fonte: Gazeta de Vargem Grande

Você viu?

Ir para o topo