EnglishEspañolPortuguês

Instituição se pronuncia sobre fotos tiradas por alunas do curso de Medicina Veterinária

22 de março de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Arte ANDA/Reprodução do Facebook

O CESCAGE (Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais), em Ponta Grossa (PR), enviou à ANDA uma nota oficial de esclarecimento sobre a fotografia que mostra alunas do curso de Medicina Veterinária da instituição posando sorridentes, demonstrando descaso, diante de quatro fetos de ovelha. A foto foi postada, por uma das alunas no Facebook, e compartilhada na rede.

O CESCAGE afirma que foram tomadas as devidas medidas cabíveis, mas que de acordo com as normas da instituição, não podem ser divulgadas as medidas disciplinares aplicadas. “Trata-se de uma conduta ética que neste caso, só diz respeito às acadêmicas envolvidas e ao CESCAGE”, explicou Bernadete Ap. Silveira, Coordenadora de Gestão Acadêmica.

NOTA OFICIAL DE ESCLARECIMENTO

COM RELAÇÃO A FOTO TIRADA POR CALOURAS DO CURSO DE VETERINÁRIA PUBLICADA NA INTERNET

O CESCAGE desenvolve um programa de genética, o qual é conduzido pelo curso de Medicina Veterinária. A foto se refere a quatro fetos de uma ovelha da raça Dorper, PO, com o seguinte registro na ARCO: CESCAGE 043 FBB O 030369, tendo como pai Greida 425 FBB 017259, em processo de gestação, confirmados em diagnóstico por ultrassonografia e eram motivo de sucesso, resultado de um trabalho acompanhado pela Dra Silvia Leuch e Dr. Cesar Nunes. Portanto, trata-se de um animal de altíssima qualidade genética do CESCAGE que infelizmente entrou em óbito, constatando-se ter sido vítima de picada de cobra. Assim, os animais encontravam-se no laboratório de Patologia do Hospital Veterinário do CESCAGE após a fêmea ter sido submetida a necropsia. As acadêmicas em questão (calouras), que estão iniciando o curso, com apenas alguns dias de aula, por iniciativa própria, mas sem intenções de denegrir a imagem da Instituição e tampouco desrespeitar os animais, tiraram a foto. A Instituição, tomando conhecimento de tal fato, de forma contundente e reprovando tal atitude, tomou as devidas medidas disciplinares cabíveis.

Ratifica-se que o CESCAGE é uma Instituição que prima pela qualidade do ensino, pesquisa e extensão, tendo como principal objetivo a formação integral, considerando as dimensões profissional, ética e humana, que são trabalhadas durante os cinco anos de formação do curso.

Portanto, o CESCAGE só apresenta à comunidade, como profissionais competentes e éticos para atuar nesta área, aqueles que receberam o diploma de Medico(a) Veterinário(a).

Julia Streski
Presidente do Conselho Superior de Administração

Você viu?

Ir para o topo