EnglishEspañolPortuguês

Corpo de baleia reaparece na Praia da Tijuca (RJ)

22 de março de 2012
1 min. de leitura
A-
A+
Baleia foi levada por uma corrente marítima da Praia de São Conrado para a Praia da Tijuca / Bruno Poppe / Futura Press / AE

Biólogos foram surpreendidos pelo desaparecimento de uma baleia que apareceu morta na praia de São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro. O animal, que seria retirado do local nesta quarta-feira (21), foi arrastado por uma corrente marítima e encontrado somente no início desta tarde na Praia da Tijuca, encalhado na areia.

O corpo da baleia seria rebocado e estava à deriva, porém, desapareceu no mar. A expectativa dos biólogos que acompanhavam o resgate era de que pudessem ser retiradas amostras de material biológico da espécie para estudo.

Uma equipe de dez funcionários da Comlurb trabalham, desde as 5h da manhã desta quinta-feira, na remoção da carcaça da baleia que apareceu na orla da Zona Sul no início desta semana e chegou à Praia da Reversa, na altura da Barrra da Tijuca. Os garis utilizam três motosserras, dois caminhões truncados, duas pás mecânicas e uma carreta.

Para a bióloga Dayse Mello, houve demora na mobilização para a retirada do animal. Segundo Melo, a baleia já está em estado de decomposição e não pode ficar na água por conta do risco de acidentes e contaminação.

De acordo com a equipe da UERJ, ainda não é possível apontar as causas da morte, mas a baleia é um macho e tem cerca de 12 metros de comprimento.

Com informações da Band

Você viu?

Ir para o topo