EnglishEspañolPortuguês

Aos 30 anos de idade, morre camelo do zoológico de Goiânia (GO)

22 de março de 2012
3 min. de leitura
A-
A+

Animal foi encaminhado para realização de necropsia na Universidade Federal de Goiás. Desde a última terça-feira, Camelo apresentava problema pulmorar e refluxo

A Agência Municipal do Meio Ambiente informa que um camelo veio a óbito na madrugada do dia 22 de março no zoológico. O animal chegou no ano de 1994, já adulto, oriundo de um circo. Vivia no recinto com uma fêmea da mesma idade e não chegou a reproduzir. Estima-se a expectativa de vida da espécie é de 22 anos e o animal tinha 30 anos de idade.

Na última terça-feira, dia 20, foi verificado uma mudança de comportamento do animal que ficou prostado e não conseguindo se levantar. Foi feita avaliação clínica por parte dos veterinários do parque e constatou-se que o animal apresentava um quadro pulmonar e refluxo muito forte. Foi coletado sangue para realização de hemograma e perfil bioquímico, iniciando um tratamento para o quadro respiratório, com antibioticoterapia e hidratação endovenosa.

Nesta quinta-feira, vieram ao Zoológico os veterinários  Suyan Brethel dos Santos Campos, especialista em clínica Médica e Cirúgica de Grandes Animais, professora da UNIP, e Carlos Dionísio, professores de Clínica de Grandes Animais da Universidade Federal de Goiás (UFG) que, em conjunto com os técnicos do Parque, optaram por elevar o animal com um giral, algumas vezes ao dia, também foi passada sonda oral para verificação de alguma obstrução, mantida a antibioticoterapia e soro venoso.

Todo o possível para reverter o quadro foi realizado pelo zoológico, mas apesar de todos os esforços, o animal veio a óbito na madrugada de hoje. O animal foi encaminhado para realização de necropsia na UFG. A Amma aguarda resultado.

Nota do Ibama

Conforme legislação de zoológicos (Instrução Normativa 04/2002) o Parque Zoológico de Goiânia (PZG) deve apresentar apenas relatório anual de movimentação e evolução do plantel, incluindo todos os óbitos, até 31 de março do ano seguinte. Entretanto, o PZG tem informado alguns óbitos ao IBAMA, principalmente de grandes mamíferos, solicitando autorização para encaminhar o animal à UFG, visando confecção de laudo de necropsia. Hoje pela manhã a equipe do PZG solicitou autorização para transporte de um camelo à UFG para esse fim, uma vez que o mesmo veio a óbito durante a madrugada.

O PZG informou ao IBAMA o seguinte:

“Animal chegou ao zoo no ano de 1994, já adulto oriundo de um Circo. Estima-se a expectativa de vida da espécie em 22 anos e estimamos a idade desse animal em 30 anos. Vivia em um recinto do zoo com uma fêmea da mesma idade e não chegou a reproduzir.

No dia 20/03/12, foi verificado mudança de comportamento do animal. O animal prostou, ficando deitado e não conseguindo se levantar mais. Foi feita avaliação clínica por parte dos Veterinários do Parque e constatou-se que o animal apresentava um quadro pulmonar e refluxo muito forte. Foi coletado sangue para realização de hemograma e perfil bioquímico. Iniciou-se tratamento para o quadro respiratório, com antibioticoterapia e hidratação endovenosa.

No dia 22/03/12, foram ao Zoológico os veterinários Dra. Suyan Brethel dos Santos Campos, especialista em clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais, professora da UNIP e o Dr. Carlos e Dr. Dionísio, professores de Clínica de Grandes Animais da UFG. Em conjunto com os técnicos do Parque, optou-se por elevar o animal com um girau algumas vezes ao dia, foi passada sonda oral para verificação de havia alguma obstrução e manteve-se antibioticoterapia e soro venoso. Foi feito todo o possível para reverter o quadro porém, apesar de todos os esforços, o animal veio a óbito na madrugada de hoje. O animal foi encaminhado para realização de necropsia na UFG e aguardamos resultado.”

O IBAMA aguarda resultado da necropsia para verificar a necessidade de algum procedimento.

Sobre a vistoria realizada para verificar atendimento do TAC, informamos que um relatório completo foi gerado por Analistas Ambientais deste Instituto, onde os itens do TAC foram avaliados quanto ao seu cumprimento. Considerando que o TAC foi proposto pelo MPU, o relatório foi encaminhado para avaliação do MPU, que deve emitir parecer conclusivo sobre o mesmo.

Ibama-GO

Fonte: Correio do Brasil

Você viu?

Ir para o topo