Nova espécie de sapo é descoberta em Nova York (EUA)

21 de março de 2012

Por Roberta Oliveira (da Redação – EUA)

Biólogos descobriram uma nova espécie de sapo na selva urbana do Bronx.

Foto: Brian Curry, Rutgers University

Uma espécie de sapo sem nome que os biólogos acharam no século passado era um sapo leopardo.

Biólogos descobriram uma nova espécie de sapo na selva – quer dizer, na selva de concreto de Nova Iorque. A criatura verde com pintas foi confundido por anos com a espécie de sapos leopardo, segundo informações do Discovery News.

“ Uma nova espécie não ser reconhecida nesta area é incrível”, disse o biólogo da Universidade da Califórnia – UCLA, Brad Shaffer.

Nova Iorque é cercada por pântanos e outras áreas cheias de natureza. Mas esta nova espécie urbana parece ter escolhido umas das áreas mais secas da cidade: O Estádio Yankee no Bronx.

No periódico Molecular Phylogenetics and Evolution, Shaffer e outros cientistas compararam o DNA do sapo com o do sapo leopardo da região. Foi quando eles constataram que estavam olhando para um sapo leopardo, porém de de uma outra espécie.

“Muitos anfíbios são reservados e difíceis de encontrar, mas esses sapos são animais muito óbvios,” disse Shaffer.

“Isto mostra que mesmo em uma grande cidade dos Estados Unidos, ainda há muitas espécies importantes esperando para serem descobertas.”

A escritora Cathy Newman da Universidade da Louisiana estava estudando sapos leopardo quando seu colega Jeremy Feinberg da Universidade Rutgers lhe pediu que investigasse um “sapo incomum.”

“Naquela área existem sapos leopardo do norte e do sul, portanto eu estava esperando encontrar uma espécie com um comportamento normal, ou que fosse uma mistura,” disse Newman.

“Eu estava surpresa quando comecei a juntar informações sugerindo que se tratava de uma nova espécie. É uma descoberta fascinante, por se tratar de uma área tão urbanizada.”

Imediatamente, Feinberg disse que ficou curioso.

O sapo da nova espécie deu um coaxo repetido, e não um “longo ronco” como um sapo leopardo. “Foi aí que reparei que havia algo diferente”, disse Feinberg.