EnglishEspañolPortuguês

CE endurece lei para evitar que tubarões amputados sejam jogados no mar

20 de março de 2012
1 min. de leitura
A-
A+

A Comissão Europeia (CE) anunciou nesta segunda-feira um consenso para eliminar todas as exceções contempladas na legislação comunitária que proíbe jogar tubarões vivos no mar depois da retirada de suas barbatanas.

A prática (conhecida como “finning” em inglês) que consiste em amputar as barbatanas do tubarão e em jogar depois o corpo do animal agonizante no mar, estava proibida desde 2003 na União Europeia, mas a legislação europeia a autorizava sob “certas exceções” ou permissões especiais, que beneficiavam Espanha e Portugal.

“Estou feliz que o Conselho Europeu esteja de acordo com nosso ponto de vista e espero que o Parlamento Europeu faça o mesmo, de forma que a nova legislação se torne realidade”, ressaltou Maria Damanaki, comissária europeia de pesca, ao final de uma reunião dos ministros do setor da UE.

Segundo organizações ambientalistas, a Espanha é líder mundial em exportação de barbatanas de tubarão e o maior fornecedor dos mercados de Hong Kong, onde a sopa feita com esta “iguaria” é um dos principais pratos dos restaurantes.

A extinção destes animais tem grandes repercussões no meio ambiente, já que os tubarões limpam o mar por sua condição de predadores.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo