EnglishEspañolPortuguês

Animais em extinção são tema de exposição em museu de Maringá (PR)

14 de março de 2012
3 min. de leitura
A-
A+

O trabalho do artista plástico maringaense Marcos Molinari poderá ser conferido no espaço itinerante do Museu Cesumar, em Maringá, a partir desta quarta-feira (14) quando será aberta a mostra “Em extinção”. A coletânea é composta por 20 quadros em aquarela que retratam animais em extinção no Brasil e também em outros países, tendo como principal característica um traçado leve e colorido suave.

Elaborada no ano de 2002, a mostra já foi apresentada duas vezes em museus de Maringá e no ano passado esteve em Londrina, na Casa Gonzaga Vieira. Segundo o artista, a intenção é alertar as pessoas sobre a gravidade do problema da possível extinção das espécies, representadas na obra por dez animais, em um universo muitos que correm o risco de desaparecer do planeta.

Cada animal escolhido pelo artista está presente em dois quadros, um na dimensão horizontal e outro vertical, medindo 70 x 25 centímetros. Nas espécies retratadas estão o Tamanduá Bandeira, a Arara Azul, o Peixe Boi,o Jacaré de Papo Amarelo, o Flamingo, a Tartaruga Verde Marinha, o Cervo do Pantanal, a Harpia, o Sagui e a Baleia Jubarte. Primeiro o animal aparece individualmente e depois numa composição em grupo dentro de um cenário que reproduz o seu habitat.

Molinari conta que desenvolveu a obra a partir de buscas de imagens principalmente na internet, porém desenvolveu sua criação própria. ” Tive de ver muitas imagens para retratar bem as características desses animais, porém minhas composições são únicas, não se encontra nada igual”, disse o artista, que gosta de trabalhar com diferentes temas e técnicas.

Para apresentar o processo de criação e dar um cunho educativo à exposição, principalmente para estudantes que irão ver o trabalho, os esboços elaborados pelo artista também estão em exposição.  “Esse trabalho todo eu tracei antes em papel para depois colocar na tela. Muitas vezes vou direto para a tela, mas neste caso preferi assim”, relata Molinari, que é nascido em Maringá e se dedica desde 1998 às artes plásticas.

Para a organizadora do espaço itinerante do Museu Cesumar, Deborah Kemmer, esta exposição assim como outras que acontecerão durante o ano tiram a função apenas estática do Museu. “É por meio dele [o espaço] que organizaremos projetos de conotação cultural, histórica e educativa, ainda mais considerando  tratar-se de um espaço que está dentro de uma instituição de ensino. Desta forma, pretendemos organizar exposições temporárias que visem esse objetivo durante todo ano”, disse ela.

Currículo

Marcos Molinari nasceu em Maringá e trabalha com artes plásticas desde 1998, especialmente com a técnica em aquarela, tendo participado em algumas mostras e eventos da cidade, sempre criando obras sobre temas diversos.

Atua também na área de design gráfico desde 1994, participou na elaboração e criação de logomarcas e design de embalagens tanto em agências de propaganda como em algumas fábricas de embalagens, além da criação usual de qualquer material da área gráfica, inclusive ilustrações para livros. Atualmente, trabalha com design gráfico, artes plásticas e ilustrações para livros.

Serviço: A mostra “Em extinção” será aberta nesta quarta-feira, às 19h30, e poderá ser visitada até o dia 5 de abril nos horários de funcionamento do Museu, de segunda-feira a sexta-feira das 8h30 às 12h15 e das 14h às 17h45 e aos sábados das 10h às 16h.

Fonte: O Diário

Você viu?

Ir para o topo