EnglishEspañolPortuguês

Investimentos garantirão castração e microchipagem gratuita de cães e gatos

13 de março de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

(Foto: Divulgação)

A fim de discutir a aplicação das emendas orçamentárias destinadas para a Rede de Proteção Animal de Curitiba, pelo vereador Professor Galdino (PSDB), aconteceu, na última semana, uma reunião do parlamentar com a superintendente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Josiana Saquelli Koch, o diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, Alfredo Vicente de Castro e a bióloga da Rede, Sueli Kiniko Sasaoka.

De acordo com o que foi apresentado pela secretaria, os 20 mil reais, que o parlamentar destinou à Rede de Proteção Animal, serão utilizados para a aquisição de mil microchips que permitirão a identificação de animais da população de baixa renda da cidade. Também serão comprados 150 kits para castração gratuita de animais, que serão realizadas por ONGs (Organizações Não Governamentais) parceiras da Rede e pela Universidade Federal do Paraná, que mantém o projeto Castramóvel, que leva informação de realiza a castração de animais entre a população mais carente de Curitiba. Aprovado pelo Professor Galdino, o valor ainda será utilizado para a compra de vermífugos e vacinas para cães e gatos, que serão utilizados em atendimentos veterinários diversos.

“Temos feito um trabalho muito compensador no que se trata de defesa animal. Ano passado pudemos festejar a aprovação da Lei de Defesa Animal de Curitiba, que começou no nosso gabinete, e agora estamos vendo os frutos do nosso trabalho de forma cada vez mais palpável. Não se pode deixar de destacar o trabalho que o corpo técnico da Prefeitura tem realizado, especialmente por meio da Rede de Proteção, que tem caminhado a passos largos na defesa dos animais”, comentou Galdino.

A microchipagem, assim como o encaminhamento da população que deseja castrar seus animais, acontece nos eventos do Amigo Bicho, que ocorre bimestralmente nas Ruas da Cidadania da cidade e é divulgado pela Prefeitura. A proposta do evento é levar informação e conscientizar a população a respeito da guarda responsável de animais. Outra forma de conscientização da Rede é o Programa Veterinário Mirim, que promove, de forma lúdica, a educação das crianças sobre a responsabilidade na adoção e cuidado dos animais.

(Foto: Divulgação)

Centro de Resgate de Animais em Risco – CRAR

Outro tema abordado na reunião, foi a construção do Centro de Resgate de Animais em Risco que deverá ser instalado próximo ao Zoológico de Curitiba e atenderá animais vítimas de maus-tratos. A unidade ambulatorial deverá comportar 40 vagas para cavalos e 80 para cães e gatos. A proposta da Prefeitura é dar um tratamento veterinário adequado aos animais e destiná-los para adoção. De acordo com o Professor Galdino, que defende a instalação do espaço, novos recursos deverão ser encaminhados ao órgão para o próximo ano, a fim de viabilizar seu funcionamento.

Você viu?

Ir para o topo