EnglishEspañolPortuguês

Após pressão de ativistas, artista desiste de matar galinhas durante exposição

13 de março de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

Por Natalia Cesana (da Redação)

O projeto “A história das galinhas: uma revolução”, da estudante de artes plásticas Amber Hansen, pretendia exibir os animais em gaiolas por várias semanas, perto do centro de Lawrence, em Kansas (EUA), antes que elas fossem abatidas, cozidas e servidas durante um jantar público. O objetivo de Amber era mostrar o quão longe as pessoas vão por comida.

Foto: Reprodução/Rocket Blog

Na semana passada, Amber foi informada que o abate dos animais viola as leis municipais de Lawrence. Por isso, o projeto foi revisto e não mais incluirá galinhas. Em vez disso, gaiolas vazias serão apresentadas, de acordo com o blog da artista, RocketGrants.org. Ela, porém, não respondeu aos pedidos de entrevista.

A fundadora da Animal Outreach de Kansas, Judy Carman, trabalhou para evitar que o projeto fosse realizado da maneira proposta inicialmente, segundo informações são do site Kansan.com. O caso foi divulgado aos defensores animais de todo o país e serviu como incentivo para que as pessoas expressassem descontentamento no Facebook do Museu de Arte de Spencer.

Há alguns dias, Judy e a professora aposentada Beth Schultz se encontraram com Amber para discutir o projeto. Ficou acertado que tanto Judy quanto Beth falarão no dia da apresentação, marcada para 21 de abril, um chef de cozinha preparará o jantar final, cujo cardápio será vegano, e outros artistas poderão expor trabalhos relacionados aos direitos animais no dia 30 de março, no The Lawrence Percolator, uma organização não-governamental de New Jersey dedicada à arte e à cultura.

Judy Carman diz estar contente porque agora o projeto dará oportunidade aos ativistas pelos direitos animais de expor seus pensamentos. “Nos foi dada uma oportunidade maravilhosa de falar publicamente e aumentar a conscientização das pessoas a respeito desse tema. E esse era o objetivo de Amber, fazer com que as pessoas pensassem sobre o que elas comem, de onde esses animais provêm e pelo que eles passam”, explicou Judy.

Você viu?

Ir para o topo