EnglishEspañolPortuguês

Reprodução da Palanca Negra Gigante está abaixo do esperado

12 de março de 2012
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Reprodução/Ango Notícias)

O número de crias de Palancas Negras Gigantes controladas no santuário do Parque Nacional de Cangandala, província de Malanje, passa de três para  cinco este ano, apesar da  reprodução estar abaixo do esperado.

Em entrevista à  Angop, o coordenador  do projeto de  conservação da Palanca Negra Gigante, Pedro Vaz,  disse que  tendo em conta a baixa reprodução  pretendem, este ano, efetuar uma intervenção veterinária e respectivo acompanhamento  de forma a se resolver esta limitação.

De  acordo com Pedro  Vaz, a “lentidão” na reprodução deriva do passado  recente das fêmeas que estiveram vários anos sujeitas à reprodução irregular e que, por causa disso, algumas  mostram inibição no estado de cio (estado de receptividade sexual extrema por que passam as fêmeas de muitos mamíferos).

No santuário do Parque Nacional de Cangandala estão controladas 19 Palancas Negras  Gigantes, dentre as quais dois machos, 14 fêmeas e três crias.

Do número de fêmeas, apenas duas foram confirmadas, pelos especialistas, estarem prenhas.

“Pensamos que com as intervenções planeadas para 2012 e com a entrada do novo efetivo reprodutor proveniente das capturas de 2011, já este ano, mas com mais impacto a partir de 2013 deveremos vir a assistir a um grande impulso no sucesso reprodutivo em Cangandala”, augurou Pedro  Vaz.

Otimista, o responsável defendeu a necessidade do reforço das  acções e colaboração de todo neste processo, visto que a “Palanca Negra Gigante ainda se encontra  numa situação  crítica e de risco iminente de extinção”.

Sem avançar detalhes disse que este ano prevêem realizar acções  de grande  importância que serão oportunamente discutidas entre  os parceiros,   para  a  sobrevivência  desta  espécie  rara.

Questionado sobre  a  transferência da Palanca  Castanha  para o Parque Nacional da Kissama ( Luanda), disse que poderá ser efectuada ainda este ano ou em anos vindouros, desde que para tal haja o interesse expresso dos vários parceiros institucionais envolvidos.

Mesmo  assim, considerou que o programa  de  reprodução  na Cangandala tem corrido “muito bem”,  isto desde o confinamento,  saúde,  adaptação dos animais e segurança  das  mesmas.

O projeto de conservação da Palanca Negra Gigante está localizado no Parque Nacional da Cangandala (componente A) e na Reserva Natural Integral do Luando (componente B), situados na província de Malanje, a cerca de 450 quilómetros a Leste da capital do país, Luanda.

As espécies de Palanca Negra Gigante existente na reserva de Luando (província de Malanje) estão estimadas  em menos de 100 manadas.

Fonte: Ango Notícias

Você viu?

Ir para o topo