EnglishEspañolPortuguês

Campanha de castração de animais é intensificada em Corumbá (MS)

10 de março de 2012
3 min. de leitura
A-
A+

Para evitar o aumento descontrolado da população canina e felina, prevenindo doenças transmitidas pelos animais, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Corumbá está intensificando o Programa Municipal de Esterilização Cirúrgica de Cães e Gatos, que está sendo desenvolvido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A campanha de castração faz parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo Poder Executivo e um supermercado da cidade, devido a problemas encontrados em suas instalações, apuradas pelo Ministério Público Federal, com apoio do Ministério Público Estadual, Vigilância Sanitária e Procon.

O programa foi iniciado esta semana e, conforme a medica veterinária responsável pelas intervenções cirúrgicas, Stephanie Lins, neste primeiro momento, as cirurgias estão acontecendo somente em gatos e gatas, sempre às terças e quintas-feiras. “Estamos atendendo a comunidade do Loteamento Pantanal, Kadwéus e Guanã II. Para ser atendido pelo programa, o tutor do animal, residente em uma destas localidades, deve ligar para o CCZ, marcar a entrevista com a nossa equipe, quando será agendada a cirurgia”, explicou.

A operação, conforme a veterinária, acontece sempre no período vespertino, de preferência nas primeiras horas da manhã. “Assim, o animal terá o restante do dia para se recuperar e no final da tarde, retornar ao lar”, ressaltou. Explica que são apenas dois animais operados por dia e que as entrevistas acontecem sempre às segundas e quartas-feiras à tarde. Para realização da cirurgia, o tutor do animal deve apresentar cópias do RG e CPF, comprovante de residência e caderneta de vacinação do animal. “Se estiver com a vacina antirábica em atraso, terá que ser vacinado e, somente após 10 dias é que a cirurgia será marcada”, comentou, para lembrar que o programa está sendo importante para recuperar os animais que não foram imunizados contra a raiva em 2011, cuja campanha não atingiu os índices esperados.

Stephanie Lins lembra ainda que, por enquanto, estão sendo operados somente os gatos e gatos. “Em um segundo momento, iremos realizar cirurgias nos cães, como também atender outras regiões da cidade”, adiantou, lembrando que, todas as quartas, a equipe está à disposição do GAPA (Grupo de Apoio de Proteção aos Animais).

O projeto foi colocado em prática como forma de evitar que machos e fêmeas, ao cruzarem, tenham condições de gerar ninhadas não planejadas ou indesejáveis pelos tutores; promover um controle populacional à medida que a quantidade de animais gerados será reduzida e, consequentemente, diminuir a curto e longo prazo o número de animais não domiciliados nas ruas; confeccionar e distribuir material informativo sobre posse responsável de cães e gatos para conscientizar a população, a fim de reduzir o índice de abandono de animais nas ruas; promover, através do controle populacional e da guarda responsável, a redução das zoonoses; diminuir os custos da campanha de vacinação anti-rábica, e reduzir os custos relacionados à eutanásia, bem como o número de animais eutanasiados.

Os materiais que estão sendo utilizados nas cirurgias foram adquiridos com recursos repassados pela empresa que firmou o TAC com a Prefeitura, após processo licitatório. Segundo a coordenadora geral de Vigilância em Saúde, médica veterinária Viviane Ametlla, os materiais “são de primeira qualidade, incluindo equipamento para casos de emergências. Além disso, o projeto foi encaminhado para o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul, onde foi homologado e autorizado”, destacou a médica veterinária.

Fonte: MS Notícias

Você viu?

Ir para o topo