EnglishEspañolPortuguês

Programas de castração evitam o abandono de animais

9 de março de 2012
1 min. de leitura
A-
A+

Gatas podem ter até três partos por ano. O número de filhotes em cada ninhada costuma variar entre quatro e oito. Esse exemplo mostra o quanto são importantes iniciativas de controle de animais como o Bicho-Rio. Implantado em 2003 pela Secretaria Especial de Proteção de Defesa de Animais do município, o programa alcançou a marca de 40 mil esterilizações.

Há nove centros do programa espalhados pela cidade e um está na Zona Sul, num contêiner no Largo do Machado. De acordo com subsecretário do órgão, Leonardo Fischer, são realizadas na unidade 20 castrações por dia em animais de domésticos e abandonados.

– Ainda não fechamos o número de animais abandonados atendidos pelo programa, mas posso dizer que melhoramos o controle da prole indesejada, que costuma levar ao abandono – diz Fischer.

Para conseguir atendimento é preciso fazer o agendamento pessoalmente, às sextas-feiras, a partir das 8h. O tutor do animal deve levar identidade e comprovante de residência. A esterilização, geralmente, é marcada para a semana seguinte. O animal precisa ter de 6 meses a 6 anos, pesar até 20kg, e as fêmeas não podem estar grávidas, no cio ou amamentando.

Fonte: Yahoo

Você viu?

Ir para o topo