EnglishEspañolPortuguês

Animais regatados do Pinheirinho (SP) estão preparados para adoção

6 de março de 2012
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Divulgação

No domingo (26/02), 195 animais, entre cães e gatos, foram atendidos por 17 profissionais veterinários da equipe do Dr. Erik Neves e mais de 20 voluntários independentes e de entidades protetoras, que realizaram um Mutirão de Castração especialmente organizado para atender os animais resgatados do bairro recém demolido, o Pinheirinho, em São José dos Campos (SP).

A ação foi patrocinada pela venda do Calendário Celebridade Vira-Lata 2012 e contou com organização da Ong Natureza em Forma (de São Paulo) e do CAV (Clube Amigo Vira-Lata, de São José dos Campos) que voluntariamente resgataram, acolheram e reabilitaram esses animais, os preparando para castração, condição primordial antes de disponibilizá-los para adoção.

O período de reabilitação desses animais durou cerca de 40 dias e agora que estão devidamente esterilizados (castrados) serão colocados para adoção em feiras e na sede do Centro de Adoção Natureza em Forma, localizada na R. General Jardim, no Centro de São Paulo.

“A castração traz benefícios únicos e permanentes para os animais, pois um animal jovem castrado terá uma expectativa de vida de pelo menos 2 anos a mais, além de evitar doenças como câncer de: próstata, uretra, útero e mamas. Também evita doenças de pele, desvio de comportamento, agressividade e vários tipos de zoonoses transmitidas pela super população de animais – como era o caso em Pinheirinho onde todos estavam com escabiose (sarna), parasitas, e etc.” comenta Lito Fernandez, diretor do Centro de Adoção Natureza em Forma. “É um grande benefício em primeiro lugar para os animais e para toda a sociedade” – conclui.

Foto: Divulgação

“A maior parte dos animais resgatados da área não eram de ninguém. Nasceram na comunidade e foram sobrevivendo da caridade dos moradores. Sempre que ocorre a desocupação de uma área carente, centenas de animais não domiciliados aparecem. Infelizmente, enquanto não houver conscientização da população em geral, amantes ou não de animais, sobre a castração de todos os animais, incluindo os de raça, esse cenário tende a se repetir” afirma Luli Sarraf, responsável pelo Projeto Celebridade Vira-Lata que patrocinou as castrações.

Um dos animais castrados dia 26/02, o Loiro, foi resgatado em meio aos escombros do local, com a bacia fraturada, um exemplo de sobrevivência diante da ação de desocupação. Ele está 100% reabilitado e aguarda um lar definitivo.

Conheça o Projeto: O calendário Celebridade Vira-Lata está em sua terceira edição e tem 100% da renda revertida para a causa com o objetivo de apoiar a adoção, promover obras educacionais e sociais, atuar na inclusão social de SRDs (Sem Raça Definida) incentivando os cuidados com esses animais além de ajudar diretamente no patrocínio de castrações coletivas de cães e gatos.

Somados os anos de 2010 e 2011, o Projeto Celebridade Vira-Lata patrocinou aproximadamente mil castrações em sete mutirões que, se colocados em projeção de natalidade, chega a um número de mais de milhões de animais a menos nas ruas. Cada fêmea pode ter dois partos por ano, gerando  aproximadamente dezesseis filhotes (média de oito filhotes por parto) que estarão em situação de abandono sujeitos à todo tipo de sorte.

A castração (esterilização) é um ato de amor e responsabilidade e significa um benefício direto e vitalício para o animal. O CCZ de São Paulo (Centro de Controle de Zoonoses) disponibiliza o serviço gratuitamente em clínicas particulares credenciadas. Cada cidadão tem direito a castrar 10 animais por CPF e o procedimento dura em média, 5 minutos nos machos –  requerendo menos cuidados no pós-operatório e, nas fêmeas, cerca de 15 minutos e requer alguns dias de atenção após a cirurgia até a cicatrização completa.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Você viu?

Ir para o topo