EnglishEspañolPortuguês

Acampamento e documentário chamam a atenção para felinos confinados sob condições precárias em zoo de Varginha (MG)

4 de março de 2012
5 min. de leitura
A-
A+

Diego Gazola
(consultor da Muda de Ideia e membro da Rede dos Amigos dos Animais Confinados no Zoo de Varginha)
[email protected]

Varginha será na próxima semana novamente o centro das atenções. Não, não será por causa dos ETs ou pelo comércio de café. O motivo será a produção de um documentário investigativo sobre o caso dos Felinos enjaulados de forma precária no Zoo da cidade, assim como um acampamento de sexta (9) para sábado (10), por 24 horas, para comemorar o exitoso desfecho da articulação (senão, o ACAMPAY explicitará mais ainda a barbaridade).

Caso alguém de bom coração ainda associe o Movimento da “Rede dos Amigos do Animais Confinados no Zoo de Varginha” aos interesses da oposição política-partidária em função das eleições municipais 2012, informo que tal analogia não existe. A iniciativa é realizada por meros cidadãos que simplesmente estão exercitando o que há tempos está esquecido, o engajamento social, de forma prazerosa, pelas causas coletivas dos varginhenses. Excluindo os candidatos que pleitearão uma vaga em outubro, seja no executivo (prefeito), seja no legislativo (vereadores), existe uma grande massa de varginhenses que pouco se importa com o nome, sobrenome ou o partido dos políticos que vencerão as Eleições de 2012. São cidadãos que votam por obrigação, mas que têm um objetivo comum: desejam uma cidade mais justa, democrática e sustentável.

Leoas aprisionadas em carroceria-jaula (Reprodução/Foto de 13/jan/2012)

Todos os varginhenses sofrem, direta ou indiretamente, pelas atitudes tomadas pelo executivo e legislativo local. Vide a situação alarmante do sistema de mobilidade urbana do município. Independente se VOCÊ usa uma caminhonete Hilux ou um fusquinha, ou ainda heroicamente paga R$ 2,50 por cada trecho deslocado em ônibus da Autotrans, todos têm um ponto de encontro: as ruas e avenidas caóticas da cidade.

Recentemente aprendi em uma formação indiana da Oneness University que para atingirmos a Unidade devemos buscar zelar por todos seres: humanos, porém também pelos animais e vegetais. Sendo assim, se a maioria dos varginhenses não consegue dignificar o semelhante no seu dia a dia, o que dizer sobre vir a pensar nos animais cruelmente confinados no Zoo? O individualismo é tão exacerbado que chego a ter dúvidas se permitiriam que seu cachorrinho de estimação, o totó, fosse colocado dentro de uma jaula durante o ACAMPAY por poucos cinco minutos. Já as leoas, as jaguatiricas, o leão, a raposa selvagem, entre outros felinos, não são percebidos como pertencentes à sua Unidade. Desta forma, aquelas vidas e sentimentos pouco importa.

Ok, sendo essa uma verdade, você deve estar se perguntando, afinal, o que EU tenho a ver com o Caso Felinos de Varginha? O básico do básico, independente do tamanho do seu coração, é que R$ 319 mil reais do SEU dinheiro foram lá investidos na construção de novas jaulas devido à pressão por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) realizada pelo IBAMA por meio da Advocacia Geral da União (AGU).

Iniciadas sem planejamento, as obras do novo recinto dos felinos continuam inacabadas e cercadas de mistério, assim como o Caso ET de Varginha. Enquanto você lê este artigo, dezenas de animais selvagens estão pisando sobre o cimento, em jaulas menores que a sala de sua residência e realizando movimentos circulares que evidenciam sintomas de estresse extremo. Assista ao vídeo (http://migre.me/87vpU) para entender visualmente, caso não “possa” fazer uma visita ao Zoo:

Você continua indiferente a tudo isso? Caso positivo, recomendo que procure o auxílio de um terapeuta.

A próxima semana, de 6 a 10 de março de 2012, será especialmente motivante para os cidadãos que se já engajaram na causa, assim como para os que agora aderirão. De terça (6) a quinta-feira (8), a Muda de Ideia levará uma equipe de produtores e cinegrafistas para a cidade. O intuito será a realização de uma maratona de entrevistas, dando a oportunidade a todas as partes de se pronunciarem e informarem os avanços na solução do Caso (ou registraremos todo o processo de tentativa de entrevistá-los). Personagens que representam instituições e governo, como: Prefeito municipal, secretários municipais, administração do Zoo, Advocacia Geral da União (AGU), IBAMA, Tri-Service (empresa licitada para as obras), e, claro, os cidadãos engajados na causa.

Lembramos que os primeiros contatos solicitando as entrevistas foram feitos com bastante antecedência, começamos a formalizá-las no dia 17 de fevereiro de 2012. O desejo é juntas as peças do quebra-cabeça por meio do registro no formato do jornalismo investigativo do CQC da TV Band.

Posteriormente o vídeo será disponibilizado na Internet, e eventualmente integrará um quadro dentro de um programa de grande visibilidade na TV aberta brasileira. Já na sexta (9), ao meio-dia, inicia-se o ACAMPAY dentro ou em frente ao Zoo de Varginha. O intuito não será protestar, e sim comemorar o desfecho das negociações exitosas e o feliz encaminhamento dos animais para o santuário Rancho dos Gnomos (www.ranchodosgnomos.org.br).

Nos colocamos à disposição da empreiteira licitada e da Prefeitura para colocarmos a mão na massa com o intuito de finalizar a obra em 24 horas. Sim, os cidadãos se prontificam a ser a mão de obra caso necessário.

O ACAMPAY, tradução livre para o Movimento mundial OCCUPY, irá até sábado (10) ao meio-dia e terá cobertura online via mídias sociais Facebook e Twitter, assim como momentos de transmissão de vídeo ao vivo por meio de uma câmera instalada no local.

Interaja conosco! Todos os interessados em participar do ACAMPAY serão bem-vindos, mesmo que permanecendo por algumas horas ou durante todo o período.

Traga seus filhos, amigos e parentes. Basta chegar! Caso queira também acampar, traga sua barraca de camping, violão, notebook e tudo mais que julgar oportuno. Será maravilhoso contemplar o céu estrelado de Varginha sob as árvores que rodeiam o Zoobotânico.

Essa será uma semana diferente em Varginha, momento de aflorar a cidadania de forma participativa e prazerosa por meio de uma nova forma de realizar ativismo. Vamos deixar de ficar reclamando e melhorar Varginha “brincando”?

Observação: Para ingressar à Rede dos Amigos dos Animais Confinados no Zoo de Varginha, acesse o grupo “Zoo de Varginha” no Facebook,  ou entre em contato por meio do telefone: (35) 9199-5241 . ‎

 

Você viu?

Ir para o topo