EnglishEspañolPortuguês

Governo britânico vai proibir animais selvagens nos circos

2 de março de 2012
2 min. de leitura
A-
A+
Os tigres estão entre as espécies selvagens utilizadas nos circos (Foto: Ilya Naymushin/Reuters)

O Governo britânico prometeu nesta quinta-feira que proibirá a utilização de animais selvagens como tigres, macacos e zebras nos circos no Reino Unido.

“Não existe espaço na nossa sociedade para animais selvagens usados para entretenimento nos circos. Os animais selvagens merecem o nosso respeito”, disse o ministro com a pasta do Bem-estar Animal, Lord Taylor, em comunicado.

O Governo está preparando a legislação para proibir a utilização destes animais e para melhorar as suas condições de vida enquanto a interdição não entrar em vigor.

“Estamos analisando uma série de propostas para apresentar uma legislação o mais depressa possível no Parlamento”, acrescentou Lord Taylor. Segundo o Departamento para o Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra), isso deverá acontecer no Verão. “Entretanto vamos criar um sistema de licenças para os circos para assegurar condições decentes para os animais selvagens.”

Os proprietários de circos no Reino Unido são obrigados a ter uma licença válida, cumprir padrões de bem-estar animal e ter planos para o futuro dos animais quando estes já não conseguirem trabalhar. Tudo isto será fiscalizado por um novo inspector que o Governo vai nomear e que será pago pelos circos.

Além disso, as autoridades vão trabalhar com os proprietários dos circos que decidirem deixar de trabalhar com animais selvagens, para os realojar.

De acordo com o Defra existem entre 35 e 50 animais selvagens a trabalhar em circos no Reino Unido, desde tigres e camelos a zebras e cobras.

Fonte: Ecosfera

Nota da Redação:  Esperamos que a legislação seja formulada o mais rápido possível. e os animais domésticos? Ficarão fora do abrigo da lei?

Você viu?

Ir para o topo