EnglishEspañolPortuguês

Ursos continuam sendo mantidos em cativeiro para produção de remédios na China

22 de fevereiro de 2012
1 min. de leitura
A-
A+
Chineses retiram a bile dos ursos ainda vivos em um processo que provoca intensa dor ao animal (Foto: STR/ AFP)

A China, apesar das diversas manifestações contra a produção de remédios tradicionais a partir da bile de ursos, segue com a prática em todo o seu território. Nesta quarta-feira foram feitos registros da extração do líquido produzido pelo fígado dos animais.

Criadas 3.000 anos atrás, as fazendas de ursos são caracterizadas pelas suas crueldades contra a espécie. Mantidos em cativeiro, os animais vivem em jaulas apertadas, obrigando-os a ficar deitados constantemente.

Ainda filhotes, os ursos são submetidos a uma cirurgia onde um cateter é introduzido em sua vesícula biliar para que, posteriormente, a bile seja extraída em um processo de ordenha. A prática é extremamente dolorosa e é realizada ao menos duas vezes por dia.

Estima-se que a produção anual de bile de ursos alcance a marca de 7.000 kg por ano. As condições precárias alteram o tempo de vida do animal, que na natureza vive até 25 anos e preso não passa de 10 anos.

A bile é um dos remédios mais utilizados pela medicina tradicional chinesa, porém, os resultados nunca foram comprovados cientificamente. O sucesso do remédio está ligado às crendices e à cultura oriental. Vietnã, Japão, Malásia e Cingapura também consomem este tipo de medicamento.

Fonte: Band

Você viu?

Ir para o topo