EnglishEspañolPortuguês

Macacos-narigudos estão ficando sem habitat

29 de fevereiro de 2012
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/TV Net

A população de macacos-narigudos está diminuindo na ilha do Bornéu. Os especialistas dizem que, dentro de 50 anos, se nenhuma medida de proteção for tomada, esta espécie estará à beira da extinção.

Os macacos-narigudos, ou macacos probóscide, conhecidos pelos seus grandes e proeminentes narizes estão com a sobrevivência ameaçada devido à destruição das áreas onde vivem.

Estudiosos alegam que inúmeras áreas de habitat destes curiosos animais tem vindo a ser fustigadas em nome do desenvolvimento, estando a ser convertidas em terras destinadas à agricultura.

Na ilha de Bornéu (Malásia), estes primatas estão sob pressão. Na zona de Sabah só 15% da população destes macacos vivem inteiramente em áreas protegidas, daí que a maior parte esteja sujeita às alterações levadas a cabo pela mão humana. Os cientistas já detectaram uma tendência de declínio em três populações do macaco probóscide residentes no Bornéu.

Se não forem eliminados os fatores que contribuem amplamente para a eliminação desta espécie (caça, fogos e desflorestação) o Santuário de Vida Selvagem Lower Kinabatangan vai perder 1000 macacos desta espécie em perigo, dentro do próximo meio século. A vantagem é que aqui ainda existem 3000 exemplares, por isso a extinção ainda está à distância de 50 anos.

Fonte: TV Net

Você viu?

Ir para o topo