EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura de Ibiza proíbe eutanásia em centro de recuperação de animais

24 de fevereiro de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

Por Graziella Belliato (da Redação)

Foto: Reprodução/Anima Naturalis

A prefeitura de Ibiza (Espanha) pôs fim à política de eutanásia que acontecia em seu “Centro de Recuperación de Animales”. As informações são da Anima Naturalis.

O Secretário de Meio Ambiente, Juan Mayans, explicou que as eutanásias eram feitas devido às normas existentes e tratava-se de uma prática habitual. Disse também que a eutanásia foi eliminada porque esta não lhe parecia ser uma prática correta. As causas para sacrificar os animais iam desde comportamento ‘agressivo’ até a falta de espaço no canil.

“Por exemplo, se chegava (no abrigo) um cão muito agressivo, a primeira medida era sacrificá-lo, ainda que não fosse um cachorro perigoso. O que fazemos agora, através de um adestrador voluntário, é reeducar o animal e lhe dar uma segunda oportunidade”, explicou o secretário, que acrescentou que a Leishmaniose era também uma desculpa para matar um animal. “Agora estamos tratando a doença em sua primeira fase, com uma vacina que é um pouco cara, mas dessa forma o cachorro pode viver”.

Mayans disse que a eutanásia era também praticada quando havia grande quantidade de animais no centro animal. Muitas campanhas de conscientização para a adoção responsável têm sido realizadas, o que elevou em 80% o número de adoções em relação aos anos anteriores.

Dentre as medidas para melhorar o canil, um local que era destinado aos serviços de jardinagem foi transformado em um espaço para o entretenimento e brincadeiras para os animais e os voluntários. O horário de passeio com os animais realizado por voluntários também foi ampliado. O secretário pretende ainda criar um escritório no canil para que os protetores possam desenvolver atividades coordenadas entre o centro de recuperação animal e a prefeitura.

Com o intuito de melhorar ainda mais as condições dos animais, a Secretaria receberá doações de alimentos, cobertores, camas e outros itens necessários aos cães. Também será criada uma conta para arrecadar fundos para vacinas e material sanitário. Tão logo a conta tenha sido criada, serão iniciadas campanhas pedindo doações à população. O secretário disse ainda que outras prefeituras estão interessadas em unir-se ao serviço.

Mayans terminou dizendo que tudo isso possui um custo elevado, mas é gratificante, pois assim, vidas serão poupadas.

Você viu?

Ir para o topo