EnglishEspañolPortuguês

Zoonoses altera agenda de cirurgias em Piracicaba (SP) após 700 ausências

22 de fevereiro de 2012
1 min. de leitura
A-
A+

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Piracicaba, no interior de São Paulo, mudou as regras para marcar a castração de animais na cidade. Os agendamentos agora são feitos com, no máximo, um mês de antecedência. Isso porque mais de 700 tutores de cães e gatos não compareceram na data agendada em 2011. As ausências aumentaram a fila de espera em até quatro meses por uma cirurgia. Os agendamentos podem ser feito pelo telefone 156.

A falta de aviso sobre a ausência na cirurgia desperdiça tempo e dinheiro público. “Traz um prejuízo enorme para a população, já que quando há um agendamento nós deixamos a sala de operação pronta, a equipe médica a postos e se, na hora o paciente não aparece, não dá para reaproveitar o horário para outras pessoas e nem o tempo dos profissionais”, explicou o médico veterinário do Centro de Zoonoses Paulo Roberto Lara.

Para acabar com o problema, o Centro de Zoonoses decidiu mudar a forma de marcar as consultas. “As agendas serão abertas todo primeiro dia útil do mês. Decidimos fazer desta forma porque as pessoas podem esquecer a data agendada quando se marca com muita antecedência ou ter alguma mudança na rotina, como doar o animal ou até perdê-lo e acabam se esquecendo de nos avisar”, afirma Lara.

Em 2011, foram realizadas 2,3 mil castrações pelo CCZ. A advogada Luciana Lourenço Santos cumpriu todos os procedimentos e foi beneficiada com o resultado. “A cirurgia foi muito bem sucedida e é preciso mesmo aproveitar a oportunidade, porque quando o poder público disponibiliza o serviço, deve ser levado a sério. E se eu fosse pagar uma consulta não sairia menos de R$ 400”, destaca Luciana.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo