EnglishEspañolPortuguês

Campanha visa evitar abandono de animais em Niterói (RJ)

18 de fevereiro de 2012
1 min. de leitura
A-
A+

Número de abandono de animais na época das férias aumenta, segundo especialistas, porque as famílias saem para viajar e descartam seus animais de estimação

Férias, verão e carnaval. A tendência é que neste período as famílias programem viagens especiais e se esqueçam dos animais de estimação. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente de Niterói iniciou uma campanha educativa, distribuindo cerca de 10 mil folhetos por Niterói e nas cabines do pedágio da Ponte Rio-Niterói, com o intuito de conscientização.

De acordo com Marcelo Pereira, coordenador de projetos de proteção animal, os casos de abandono são constantes nesta época. “Algumas pessoas vão viajar e com isso deixam seus animais nas ruas ou presos dentro de casa com pouca comida e água. Isso é cruel”, disse.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Niterói, Fernando Guida, algumas famílias não teriam condições de pagar uma hospedagem para os animais. “Muitas pessoas não têm recursos para deixar os animais em locais especializados para o cuidado. É preciso saber, antes de adotar um animal, se tem condição de cuidar ou não”, alerta.

Marcelo Pereira diz que são necessárias leis mais rígidas para a questão. “A população precisa estar ciente de que o abandono de animais é crime e mostrar que podemos viajar e deixar nossos animais em locais apropriados. Campanhas de educação ambiental e leis mais rígidas sobre abandono de animais seriam fundamentais para acabar com o problema”, disse.

A médica veterinária e professora da Universidade Federal Fluminense, Rita Leal Paixão, alerta para os riscos de abandonar animais domésticos nas ruas. “Justamente por estes animais terem sido criados em casa, quando abandonados nas ruas podem ser atropelados, adoecer e sofrerem agressões de pessoas cruéis”.

Fonte: O Fluminense

Você viu?

Ir para o topo