EnglishEspañolPortuguês

Urso é encontrado hibernando dentro de tubo de drenagem

16 de fevereiro de 2012
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Reprodução/Waow.com)

Dois homens encontraram um urso que estava hibernando dentro de um tubo de drenagem no estado de Wisconsin, Estados Unidos. Os homens, que estavam dirigindo em uma área arborizada na região de Vesper, pararam imediatamente assim que avistaram dois olhos brilhando dentro do tubo. Segundo informações do canal de notícias waow.com desta terça-feira (14/2), eles desceram do carro e encontraram um urso preto de aproximadamente 300 quilos olhando para eles. O animal, que estava hibernando, tinha acabado de acordar.

O urso preto estava dormindo sobre um monte de palha na base do túnel que acompanha a estrada em Wood County.  Especialistas disseram que a escolha do urso de dormir naquele local não é incomum. “Eles só vão para lugares secos e quentes. Eles também costumam aproveitar objetos feitos pelo homem para usá-los como cama“, disse a bióloga Courtney Schaefer ao canal de notícias.

É possível encontrar esses animais em tocas, bastante visíveis e fáceis de se achar. Outros optam por dormir em troncos, pedras, ou em cavernas.

Apesar da proximidade entre o urso e os seres humanos, os especialistas afirmaram que os moradores da região não tinham com o que temer. “Normalmente os ursos têm medo dos seres humanos e quando avistam uma pessoa, correm para o outro lado”, disse Schaefer.

Ele acrescentou que o fato de ter sido despertado de uma hibernação seria problemático para o próprio urso. Ao contrário de outras espécies, ursos negros permanecem em alerta e ativos durante os quatro meses de hibernação. Alguns até acordam para procurar comida quando a temperatura está amena.

“Os ursos não adormecem completamente quando estão hibernando. Eles têm o sono muito leve”, explicou a bióloga. Antes de hibernar, os ursos adquirem até 30 quilos de gordura para sustentá-los durante os meses de inverno.

Fonte: Planeta Bicho

Você viu?

Ir para o topo