EnglishEspañolPortuguês

Projeto ambiental solta 50 tartarugas em praia de Macaé (RJ)

15 de fevereiro de 2012
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Crianças e adultos participaram na manhã desta terça-feira (14), na praia Campista, em Macaé, litoral norte do Rio de Janeiro, da soltura de 50 filhotes de tartarugas da espécie cabeçuda, uma das cinco que existentes no Brasil e que estão ameaçadas de extinção.

De acordo com a bióloga Daniella Torres, coordenadora do Projeto Tamar na região da Bacia de Campos, durante a última temporada de desova, entre setembro de 2010 e março de 2011, 126 mil tartarugas foram condizidas ao mar. A coordenadora revelou ainda que a cada 1.000 filhotes que nascem, até dois conseguem chegar à fase adulta e que fatores antrópicos contribuem diretamente para essa estatística.

– O lixo que muitas pessoas ainda lançam nas praias e a ocupação desordenada são os principais obstáculos para a sobrevivência das tartarugas, bem como o trânsito de veículos na areia e iluminação inadequada em áreas de desova. É muito importante que a população tenha consciência de que suas ações podem comprometer a biodiversidade marinha e que contribuir para a preservação é fundamental às próximas gerações.

Fonte: R7

Você viu?

Ir para o topo