EnglishEspañolPortuguês

Chicote Nunca Mais socorre cavalo atropelado na RS-020

12 de fevereiro de 2012
1 min. de leitura
A-
A+

Por Marcio Bueno (da Redação)

Chicote Nunca mais
Fotos: CNM

Fomos chamados às 2h da madrugada do dia 10 pela Polícia Rodoviária Estadual para socorrer um cavalo atropelado na RS-020, em Gravataí/RS. Depois de exaustivamente tentar atendimento na Prefeitura Municipal de Gravataí, sem sucesso, e pelo sofrimento do animal, a PRE optou por nos ligar”, relata a presidente da ONG Chicote Nunca Mais, Fair Soares. Haviam diversos cavalos soltos na pista, o que culminou com um atropelamento. O animal teve politraumatismo e fratura de crânio, com lesão encéfalica.

Chicote Nunca mais

Tentamos os veterinários da Vigilância Sanitária, Departamento de Trânsito e Fundação do Meio Ambiente, sem nada conseguir. A Marcia foi para o local assim que recebeu o chamado, e encontrou o eqüino com muita dor e gemendo muito”, explica Fair. Foi convocado então o veterinário da Chicote, Franciso Gusso, que eutanásiou o animal depois de sedação, conforme protocolo humanizado.

O acidente quase vitimou a esposa do condutor do veículo envolvido, que estava na carrona. “Em Gravataí são atropelados pelo menos dois cavalos por dia. É muito grande o número de animais soltos ao longo das rodovias – tanto na RS-020 quanto na RS-118, que estão cheias de vilas de carroceiros. Caso não haja uma intervenção séria e firme do Executivo, em breve teremos mais vítimas. Não só animais, que não sabem se cuidar, mas também pessoas que estão nos veículos. Fica aqui registrado o alerta”, avisa Fair Soares.

Você viu?

Ir para o topo