Identificada nova espécie de borboleta no Sul do País

10 de fevereiro de 2012

Descoberta uma nova espécie de borboleta na Floresta Nacional de São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. A borboleta foi batizada com o nome Prenda Clarissa, em homenagem ao escritor gaúcho Érico Veríssimo.

A nova espécie mede 4 cms de asa a asa. A parte de cima é marrom. Os ocelos (marcas em forma de pequenos olhos) ficam na parte de baixo das asas e possuem número e distribuição bem característicos. A descoberta foi anunciada por meio de artigo publicado Neotropical Entomology, revista da Sociedade Entomológica do Brasil, faz o anúncio da descoberta.

O histórico de registros na área supera 15 mil indivíduos, distribuídos em 300 espécies pertencentes a seis famílias de borboletas. Dentre elas, 13 são novos registros para o Rio Grande do Sul e 139 para a floresta ombrófila mista e campos de cima da serra, ecossistemas predominantes na unidade.

Pelo menos três espécies novas foram descobertas, uma delas ainda em processo de descrição. Entre os registros, estão espécies raras, endêmicas e indicadoras de ambientes merecedores de atenção especial para a conservação.

O trabalho vem sendo feito por um grupo de pesquisadores do Laboratório de Ecologia de Insetos do Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), que estudou detalhadamente três espécies que estavam sendo descritas com exemplares coletados na floresta.

Fonte: Terra