EnglishEspañolPortuguês

Robô evita colisões entre aves e aviões

9 de fevereiro de 2012
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Investigadores sul-coreanos do laboratório de energia atómica desenvolveram o primeiro robô semi-autônomo para evitar colisões entre aves e aviões. De que forma? Emitindo sons que podem atingir uma distância de 300km.

Números preocupantes e que podem ser reduzidos e evitados com a nova tecnologia produzida por um instituto de investigação de energia atómica e uma equipe de fabrico de armas. “Os robôs foram originalmente encomendados pelas Forças Armadas para evitar colisões com pássaros em aeroportos militares”, disse Yi Jongmin, chefe de relações públicas da KAERI -Instituto de Energia Atómica, na Coreia do Sul.

O robô, que parece uma versão Lego de um transformador, é montado com altofalantes que podem emitir uma série de sons de aves, incluindo gritos de falcões, até 100 decibéis. Sons que podem “viajar” até 300 quilômetros de distância.

O robô também dispara lasers e, além disso, capta os movimentos, concentrações e comportamentos das aves que depois os transmite para a base de controle e monitorização da informação. O laboratório de robótica na KAERI liderou o projeto intitulado Airport Birdstrike Prevention System – sistema de prevenção de colisões de aves em aeroportos. Os responsáveis esperam que os robôs sejam utilizados, em breve, em aeroportos civis de todo o mundo.

Com informações da TV Net

Você viu?

Ir para o topo