EnglishEspañolPortuguês

Menores macacos das Américas são resgatados

9 de fevereiro de 2012
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Reprodução/Rondônia Dinâmica)

Dois grupos de macacos da espécie Cebuella pygmaea foram resgatados durante as atividades do Programa de Conservação de Fauna da Santo Antônio Energia. Os micos-leõezinhos, como são conhecidos popularmente na região, são os menores macacos das Américas e também a segunda menor espécie de macaco do mundo, chegando a ter apenas 15cm de tamanho, já na fase adulta.

Para garantir a eficácia da soltura de animais tão pequenos, um sistema de monitoramento por telemetria foi utilizado. O monitoramento funciona a partir da emissão de ondas de rádio que permitem identificar a localização dos animais em um raio de até 100 metros de distância. As fêmeas, que lideram os bandos, receberam os colares com os emissores de ondas de rádio necessárias para o acompanhamento.

O primeiro grupo, com 5 macacos, foi solto na região do Igarapé Transual, na margem esquerda do rio Madeira, e o outro grupo, com 9 macacos, foi levado para a região próxima à Ilha do Búfalo, também na margem esquerda do Madeira. A soltura dos dois grupos foi bem sucedida.

Em três anos das ações de resgate de animais na área da implantação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, a equipe de fauna da Santo Antônio Energia já resgatou e devolveu mais de 81 mil animais. Todo o processo é acompanhado por uma equipe técnica de biólogos e médicos veterinários, conta com bases de apoio de campo nos locais de resgate e também com as estruturas do maior Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do país.

O Cetas, instalado no campus da Universidade Federal de Rondônia, em Porto Velho, representa um investimento de R$ 5 milhões e atende às condicionantes do Ibama para a instalação do empreendimento.

Fonte: Rondônia Dinâmica

Você viu?

Ir para o topo