EnglishEspañolPortuguês

Onça-pintada que vivia no Parque Ecológico de Porto Velho (RO) é transferida

8 de fevereiro de 2012
2 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Reprodução/Rondônia ao Vivo)

Após viver um ano no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), construído pela Santo Antônio Energia no campus da Universidade Federal de Rondônia, a onça-pintada Tom, como é chamada desde pequena, recebeu destinação do Ibama para ser encaminhada a o Zoológico de Uberlândia, em Minas Gerais.

Segunda-feira, dia 6, a equipe de fauna contratada pela concessionária realizou o procedimento de mudança do animal de oito anos de idade e mais de 60 quilos. Ele foi atraído com pedaços de carne para uma caixa de cerca de 150 quilos, construída especialmente para seu transporte que foi feito de carro até o aeroporto de Porto Velho, onde ocorreu o embarque para Minas Gerais, durante esta madrugada. No zoológico de Uberlândia Tom será recebido por uma “namorada”. A expectativa dos veterinários é que a reprodução em cativeiro ocorra com sucesso.

A onça vivia no Parque Natural de Porto Velho e se mudou para o Cetas após uma solicitação do Ibama, em janeiro do ano passado. No centro, o animal teve a alimentação preparada por equipe técnica de biólogos e médicos veterinários e também a adaptação necessária para felinos, por meio do enriquecimento dos recintos. Juliano Tupan Coragem, biólogo da Santo Antônio Energia, conta que ambientes enriquecidos tornam o animal menos estressado, porque dá a oportunidade de interação com as estruturas do recinto. Por isso, o local onde Tom morou foi preparado com galhos, troncos, grama e lago para banho.

Instalado na Universidade Federal de Rondônia, o Cetas abriga, hoje, animais resgatados na área de influência da usina hidrelétrica Santo Antônio que precisam de cuidados veterinários para serem reinseridos no meio ambiente e também animais provenientes de apreensões do Ibama, que ficam em instalações separadas. O objetivo do centro de triagem é tratar animais para soltura e abrigar os apreendidos, portanto, não é permitida a visitação.

Fonte: Rondônia ao Vivo

Você viu?

Ir para o topo