EnglishEspañolPortuguês

Justiça determina matança de garças em Fernando de Noronha (PE)

7 de fevereiro de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

Gilberto Pinheiro
[email protected]

Minha esposa estava assistindo ao Fantástico e, de repente, me chamou para ver algo estarrecedor: a Justiça determinou que em Fernando de Noronha todas as garças sejam mortas, uma vez que passam sob o céu deste arquipélago aviões, transportando turistas, atendendo às pousadas e, as aves, põem em perigo as aeronaves.

Mostrou um casal de veterinários donos de 3 gaviões treinados para caçar as aves e levá-las até eles. Posteriormente, as aves eram colocadas dentro de uma caixa grande e, mais tarde, sedadas e mortas com e mortas com injeção letal.

Ora, este lugar é um santuário ecológico, área de preservação e habitat natural de animais. Como pode um juiz de Direito decidir pelos animais, mandando matá-los?

É ele o senhor da vida, um Deus para tomar esta decisão?

Por que em vez deste crime contra a natureza, não mudar a rota dos aviões ou proibir as aeronaves de sobrevoarem este cinturão natural?

Seria mais fácil proibir a rota de aviões e deixar os animais em paz, afinal, ninguém tem direito de matar animais. Criem outra alternativa, como navios em vez de aviões. Quer dizer que se amanhã surgirem outras aves migratórias e resolverem viver no arquipélago terão que ser mortas também?

É sempre assim, a lei do mais forte contra o mais fraco. Às vezes, me envergonho de pertencer à espécie humana.

Acho que nós, defensores dos animais e simpatizantes da causa precisamos fazer alguma coisa: possivelmente, um abaixo-assinado, pedindo à Justiça a revogação dessa decisão perversa de matar as aves. Alegam os defensores desse crime que elas transmitem doenças para outros animais, no caso, a salmonela. Parece-me desculpa esfarrapada, pois o animal mais feroz e que mais transmite doença na face da Terra é o ser humano.

Então, por analogia, ser ia justo eliminar humanos com medo de doenças? Claro que não, pois isso seria uma loucura!

A ignorância não tem limites e atinge, inclusive, pessoas letradas que decidem pela vida. Um absurdo mandar matar todas essas aves por causa do poderio econômico e bens comerciais.

As pousadas não podem perder cliente e as companhias de aviação não podem perder passageiros.

Francamente, não é à toa que a humanidade sofre. Enquanto um animal for morto na Terra pela bestialidade humana, o mundo jamais terá paz. Não profetizo, pois todo profeta é ignorante, mas é a observação da vida no dia-a-dia. O mundo não conhece o caminho da paz e, pelo visto, está longe desse objetivo. Tragédias ocorrem por causa da insensatez humana.

Você viu?

Ir para o topo