EnglishEspañolPortuguês

Canil de extermínio de animais em Itapevi é processado

4 de fevereiro de 2012
3 min. de leitura
A-
A+

Lilian Rockenbach
[email protected]

O canil de Itapevi (SP) é uma empresa, contratada por diversas cidades da região, para recolher cães e gatos das ruas… e matar.

Durante os ultimos três anos travamos uma batalha de visitas alternadas entre o canil, a prefeitura, a secretaria de saúde e o Ministério Público.Fomos ao município, pelo menos, sete vezes.

Chegamos a solicitar a cópia de todo o inquérito, com seis volumes.

Na primeira visita que fiz ao local, ao descobrir uma cadelinha que deu entrada com queimaduras, há 3 meses sem tratamento, cujos ossos estavam expostos, o veterinário responsável quase me agrediu.

“Logo que chegaram ao canil, a primeira impressão foi a de um verdadeiro ‘Depósito de Animais’. A situação já grave, porém, tornou-se ainda pior na medida em que foi constatado posteriormente a condição semelhante a um ‘Campo de Concentração’.”

” Outro fato desagradável foi quando os assessores perceberam num canil uma cadelinha SRD de cor amarela com ferimentos profundos na pele, questionado sobre o tratamento bem como a ficha de tratamento da mesma o veterinário confessou que não fazia ficha de acompanhamento de nenhum dos animais do canil, mas que a estava tratando. Os assessores solicitaram que a cadelinha fosse retirada do canil a fim de verem os ferimentos, ao retirá-la o tratador informou que ela chegou com ferimentos causados por água fervente, e que já estava no canil há aproximadamente 3 meses. Neste momento iniciou-se uma grave discussão com o veterinário Dr. Samil, já que os assessores do deputado estadual Feliciano Filho perceberam que, devido à gravidade dos ferimentos e o tempo sem nenhum tratamento, os ossos da cadelinha já estavam expostos. Muito alterado o veterinário teve que ser contido enquanto os assessores saiam do local. “
http://www.felicianofilho.com.br/2010/?page_id=338

Na segunda visita fomos tratados com descaso e proibidos de entrar

“Antes da reunião nos dirigimos ao ‘Canil de Itapevi’, onde fomos recebidos na porta por um funcionário. Nossa entrada não foi permitida…”

“O Dr. Sidney não reconhece o ‘Canil de Itapevi’ como ‘Canil Municipal’, apesar de o mesmo estar dentro do município, onde também reside seu proprietário. Além disso o ‘Canil’ possui um contrato firmado com a Prefeitura e recebe todos os animais capturados no município de Itapevi e outros seis municípios.”

http://www.felicianofilho.com.br/2010/?page_id=533

Na terceira visita fomos acompanhados pelo Ministério Público e representantes de Secretaria Estadual de Saúde

“Encontramos cerca de cinco freezers completamente cheios de animais, dezenas de corpos de cães e gatos, adultos e filhotes, alguns em sacos plásticos, outros simplesmente jogados nos freezers.”

“Animais com sarna junto com sadios;
Grades enferrujadas;
Animais visivelmente em depressão;
Cerca de 8 filhotes em um canil úmido, sem ter onde se proteger do frio, que na data da visita marcava os 12ºC;
Outro canil com a mãe e seus filhotes, cerca de seis, também sem proteção alguma, com um ralo aberto no qual poderiam cair a qualquer momento;”

19.04.2013 – Feliciano recebe secret�rio e protetores em Campinas 2

Hoje recebo a notícia de que a promotora de justiça entrou com uma Ação Civil Pública, com pedido de Antecipação de Tutela, contra a empresa de extermínio de animais de Itapevi.

Ainda há esperança nesse mundo!

 

Você viu?

Ir para o topo