EnglishEspañolPortuguês

Prefeitura quer repassar CCZ de Criciúma (SC) para ONG SOS Vira Latas

2 de fevereiro de 2012
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Portal Clicatribuna

Chamou a atenção no pacote de projetos enviado pelo prefeito Clésio Salvaro à Câmara de Vereadores um que dispõe sobre nova modalidade de gestão do Centro de Controle de Zoonoses. A Prefeitura pretende repassar a gestão do órgão à ONG SOS Vira Latas, que presta trabalho voluntário de cuidados aos animais em Criciúma (SC).

“Queremos viabilizar uma gestão compartilhada. Aquilo que já existe e cabe à Prefeitura continuará conosco, mas outras atividades que serão incorporadas ao CCZ passarão a ter coordenação da ONG”, informa o secretário do Sistema de Saúde, Sílvio Ávila Júnior. “A legislação atual não permite que a gente amplie algumas ações”, explica. A Prefeitura continuará respondendo pelo efetivo controle das zoonoses e de pragas como dengues e outras. À ONG caberá os serviços de cirurgias de castração, educação ambiental e feiras de animais. “Tudo o que a ONG fizer na gestão será com recursos que ela buscará na iniciativa privada”.

Ávila informa que está nos planos da futura gestora colocar em prática um volumoso projeto de castração de animais. Entre os pontos que futuramente serão disciplinados por lei municipal está a eutanásia de animais no CCZ, necessárias quando o estado de saúde do animal não permite recuperação. “A eutanásia requer aval de um veterinário do CCZ e laudo favorável de um segundo profissional, indicado pela ONG. Vamos oficializar isto”.

Na avaliação do secretário o Centro de Controle de Zoonoses já está surtindo efeitos. “Aos poucos a população de animais de rua vai diminuir. Estamos coletando dados e quando fecharmos seis meses de atuação será possível colocar em prática uma estratégia para aumentar as ações”. Ávila diz que os maus-tratos, abandono e falta de vacinação estão entre os problemas mais comuns no contato da população com os animais.

A estrutura física do CCZ ainda não está concluída. Na parte já em funcionamento, cerca de 30 animais são tratados por semana no canil, gatil, curral e baias. No final de fevereiro será inaugurado o pavilhão administrativo. “O projeto original prevê cinco blocos e chegaremos lá caso a demanda nos faça ver esta necessidade”.

A sessão extraordinária da Câmara de Vereadores que votará este e outros projetos será no próximo dia 6 de fevereiro.

Fonte: Portal Clicatribuna

Você viu?

Ir para o topo