EnglishEspañolPortuguês

Cem crianças plantaram 3 mil árvores para recuperar terrenos destinados às aves

2 de fevereiro de 2012
1 min. de leitura
A-
A+
A iniciativa ajuda a recuperar a zona dos Charcos, na freguesia de Pedro Miguel (Foto: Miguel Manso)

Cem crianças do ensino básico da ilha do Faial, nos Açores, ajudaram nesta quarta-feira a plantar cerca de 3000 cedros do mato, numa acção de recuperação de zonas húmidas destinada a melhorar o habitat das aves.

“A ilha do Faial é muito pobre em zonas húmidas”, afirmou o secretário regional do Ambiente, Álamo Meneses, em declarações à Lusa. Para inverter este quadro, foi decidido investir na recuperação dos terrenos situados na zona dos Charcos, na freguesia de Pedro Miguel, que tinham sido utilizados nos últimos anos como pastagens.

A plantação de cerca de 3000 cedros do mato, uma planta endémica e ameaçada, vai contribuir, segundo Álamo Meneses, para a recuperação do habitat natural dos Charcos, onde está a ser construído um centro de observação de aves.

A iniciativa, integrada num projecto conjunto das secretarias regionais da Agricultura e Florestas e do Ambiente e do Mar, pretendeu também assinalar o Dia Mundial das Zonas Húmidas, que se comemora hoje. Nesse sentido, o secretário regional do Ambiente salientou que a acção visou incentivar o plantio de plantas endémicas, mas também a recuperação de zonas húmidas.

Fonte: Ecosfera

Você viu?

Ir para o topo