EnglishEspañolPortuguês

Ativista faz campanha para que a loja Green Earth pare de vender rãs

2 de fevereiro de 2012
3 min. de leitura
A-
A+

Por Graziella Belliato (da Redação)

Foto: Reprodução/Animals Change

Enquanto fazia compras de Natal em uma loja Green Earth em Windsor, Ontário, Canadá, mês passado, Dan Mac Donald viu produtos chamados “Rãs-em-Esferas” (Frogs-O-Spheres): tanques de plástico contendo rãs vivas. Algumas das rãs estavam prensadas contra o plástico, enquanto outras flutuavam sem vida. Mac Donald assistia incrédulo, enquanto algumas crianças e seus pais sacudiam um dos aquários. “Essa coisa é de verdade?” perguntou o pai a um funcionário da loja enquanto o corpo flácido da rã rolava pelo tanque.

“O desrespeito a esse animal em todos os níveis foi inacreditável.” – disse Mac Donald. “Fiquei indignado pelo fato de que um lugar chamado Green Earth pudesse demonstrar uma escancarada e patética exploração a um ser vivo”.

Mac Donald sabia que algo tinha de ser feito, então ele começou uma campanha no site Change.org pedindo para que as lojas Green Earth parem de vender o “Rã-em-Esferas”. “Tenho sido um ativista pelos animais por muitos anos, então eu mesmo fiz isso (começar a campanha) porque fiquei bastante tocado e perturbado pelo que vi” – disse ele.

[/caption]

Rãs-em-Esferas é um sistema ecológico auto-limpante de aquário – de acordo com o site da “Natural Aquatics”, seu fabricante. O kit inclui duas “rãs anãs africanas” vivas que têm de ser alimentadas duas vezes por semana. “Rãs podem sobreviver por até doze dias sem alimentação, mas não é recomendado” – adverte o site.

Conforme Mac Donald ressalta em sua petição: “Deveria funcionar como um ecossistema. O problema é que muitos destes (produtos) foram dados como presentes a pessoas que não tiveram tempo adequado para aprender como cuidar dessas rãs. Se o ecossistema – que é de fato um equilíbrio muito delicado de todos seus elementos – estiver fora de equilíbrio, as rãs irão sofrer e ter uma morte muito lenta e dolorosa.”

Cadeias de lojas, incluindo a Target e a Brookstone pararam de vender as Rãs-em-Esferas. No entanto, apesar das advertências de saúde publica a respeito de crianças contraindo salmonela pelo contato com as rãs, as lojas “Learning Express” continuam a vender produtos “EcoAquarium” similares.

“Eu presumi que era uma tendência cruel que estava desaparecendo.” – disse Mac Donald. “Isto é o que mais me chocou: Esse produto tem um histórico muito ruim. Está bem documentado e a Green Earth deveria estar mais bem informada”.

Green Earth, com sede em Londres, é uma cadeia de lojas de presentes inovadores que “oferece o mundo a você” – de acordo com sua conta no Twitter. Mac Donald disse que sempre gostou de comprar itens peculiares e únicos na Green Earth, e até dezembro, nunca deixou a loja de mãos vazias.

“Acredito que eles farão a coisa certa – desde que continuemos pressionando”.

Junte-se às mais de 1.500 pessoas que assinaram a petição pedindo à Green Earth que pare de vender o cruel “Rã-em-esferas”.

Você viu?

Ir para o topo