Pessoa do bem

Veterinária que adotou Titã vira símbolo de proteção aos animais

Titã mora com três cadelas e um gato na casa da veterinária (Foto: Alan Schneider/G1)

A veterinária Viviane Cristina da Silva, “mãe adotiva” do filhote vira-lata Titã, símbolo nacional de superação a maus-tratos depois de ficar enterrado por 12 horas no quintal de uma casa em dezembro do ano passado, em Novo Horizonte, no interior de São Paulo, falou ao G1 Rio Preto e Araçatuba sobre a recuperação do animal. A profissional ficou assustada com o assédio da imprensa. O novo integrante da família Silva mora com três cadelas e um gato.

Cachorro fica na porta da clínica ao lado da cadela Zara (Foto: Alan Schneider/G1)

Titã está cada vez melhor e virou o guardião da clínica veterinária. “Ele e outra cadela me acompanham para o trabalho”, disse Viviane. A situação estava muito grave quando Titã chegou pela primeira vez ao local. “Recebi o cachorro e entrei em choque ao saber o que tinha passado. Fizemos os primeiros atendimentos e me encontrei com o pessoal da ONG Protetora dos Animais de Novo Horizonte. Decidimos manter o cachorro na clínica”, disse Viviane.

Pouco mais de um mês em tratamento, Titã superou a todos os procedimentos com firmeza. Uma transfusão de sangue foi fundamental para a recuperação começar a acontecer. “Entramos com a cara e com a coragem para conseguir recuperá-lo. Antes, cada exame que a gente fazia desanimava mais ainda. O estado dele era muito grave. Repetimos vários hemogramas e foi inevitável a transfusão de sangue”, informou.

O otimismo deu as caras e reconquistou o sorriso na veterinária. “Não esperava, mas o que aconteceu com o Titã é que ele se tornou um símbolo de maus-tratos. Além de passar por tudo isso, resistiu de uma maneira inacreditável, lutou mesmo para sobreviver. Na hora que chegou na clínica chorei muito. Falava com ele o tempo todo para ser forte. Acho que me ouviu”, contou emocionada.

As duas primeiras semanas que Titã entrou na vida da veterinária não foram fáceis. A profissional declarou que ficou apavorada com a repercussão na imprensa. “Foi assustador. No começo não sabia lidar com isso. Às vezes parecia que a imprensa estava invadindo a minha privacidade. Depois percebi que devia informações em respeito às pessoas preocupadas com Titã. Não tinha como esconder o estado do animal, sendo que todos torciam pela recuperação da saúde dele. Tive que me acostumar”. Hoje, ela brinca. “Nunca arrumei tanto amigo jornalista em um mês. Aliás, não tinha nenhum”.

Sobre a fama que conquistou com a divulgação do caso, Viviane não se deslumbra. “Vi alguns comentários na internet. Não me considero uma heroína, ou merecedora de algum mérito, vejo isso como sendo a minha obrigação. A partir do momento que escolhi essa profissão, abraço qualquer causa e faço tudo ao meu alcance para salvar a vida de um animal”, enfatizou.

E a paixão pelos bichos não é recente. A decisão de se tornar uma profissional vem de muito cedo. Formada há 4 anos, Viviane diz ter nascido com o desejo de cuidar dos animais. “Uma história que meus pais contam é que aos 4 anos, eu já falava que queria ser veterinária. Eles diziam que viraria uma. Um dia cheguei para a minha mãe e perguntei o que era uma veterinária? Minha mãe explicou que era o médico dos animais. Daí, eu concordei. Mas coloquei uma condição, que todos os animais que cuidasse seriam meus. Uma utopia, infelizmente não é possível fazer isso, mas, com alguns eu consegui, tenho seis e estou muito feliz”, relembrou.

Adoção

Viviane revelou que foi Titã que a escolheu para viver. “O tempo todo o pessoal vinha perguntando se tinha alguém para adotá-lo. A fila era grande. Na verdade eu não estava interessada em ficar com o cachorro, embora já tivesse muito carinho. Foi o Titã que me escolheu. Um dia na minha casa quando tentei tirar uma foto, ele subiu no meu colo e lambeu o meu nariz. Então, olhei e disse: tá bom, eu te aceito. Daí em diante ele ficou comigo”.

Na casa da veterinária, Titã já se sente bem ao lado dos novos amigos Luid, o gato, e das cadelas Cacau, Leona e Zara. “Todas as histórias são marcantes. A primeira que adotei estava na faculdade. Foi uma filhote abandonada na sarjeta com uma pata fraturada. O segundo eu decidi adotar um cachorro que estivesse morrendo quando fosse abrir minha clínica. Me ligaram e fui ver um animal em estado parecido com o do Titã. Levei para casa e hoje é uma vira-lata linda. Recentemente peguei uma poodle doada pela tutora. Ela veio com uma pele em estado ruim, mas bem alimentada. A tutora não tinha condições de tratá-la mais”, explicou.

Já os gatos foram abandonados na porta da casa da profissional. “Não estavam maltratados, mas o abandono já é uma covardia. Mia fica na clínica e, Luid, em casa”, contou.

Cachorro recebe carinho da nova 'mãe' (Foto: Alan Schneider/G1)

“Uma coisa que queria para 2012 é que a gente aprendesse um pouquinho com esses, que chamamos de irracional. Para um dia a gente olhar bem no fundo dos olhos deles e não ter vergonha de ser um ser humano”, disse.

Recuperação de Titã

A cicatrização na córnea do olho direito de Titã foi uma surpresa para o oftalmologista Lucas Cossi. “Para mim, na parte oftalmológica, superou as expectativas do olho direito. Acabou cicatrizando sem muitas explicações. Ele é um guerreiro e virou símbolo de como querer viver e lutar contra todos os problemas que atingiram a vida dele”.

Sobre a lesão, Cossi disse que o próprio animal pode ter agravado o local. “O cão pode ter se coçado. É isso que pode ter progredido a ponto de furar o olho direito. Depois de mais um mês, a córnea cicatrizou, uma coisa difícil de acontecer, e não será mais preciso qualquer procedimento cirúrgico. A terra nos olhos incomodou e ele pode ter agravado. O olho direito ainda tem uma visão de 20%, mas enxerga apenas vultos. Já o olho esquerdo está normal”, concluiu.

Titã faz pose no Fusca da veterinária (Foto: Alan Schneider/G1)

Fonte: G1

47 COMENTÁRIOS

  1. Ela está errada… ela não simplesmente fez o seu papel. ELA FOI UMA HEROINA SIM, uma guerreira, uma lutadora de uma causa que muitos consideram pequena e insignificante.

    Viviane, você é um exemplo pra todos nós.

  2. Que Deus te abençõe abundantemente Drª Viviane,pelo esforço e principalmente pelo amor aos animais que hoje em dia é tão escasso do mundo!Remédios curam a dor,mais só o Amor é capaz de curar o sofrimento!Deus te abençõe viu!Tenho Orgulho das pessoas que amam os animais assim como eu,meu sonho é ser veterinária,não é fácil eu sei,mais se é um sonho tenho que correr atrás de realizá-lo!

  3. Precisamos de mais pessoas iguais a Drs Viviane, principalmente mais profissionais capazes a se doar a esses seres incriveis que muitas vezes, por culpa do homem, precisam de um tratamento. Se cada um fizesse um pouco muitos “Titãs” estariam felizes e saudáveis. Sabemos que os veterinários vivem disso, mas se cada um pegasse um cão necessitado por semana para tratar, castrar ou vacinar já estariam ajudando.

  4. Titãs..por muitas noites chorei e orei muito por vc e pelos seus amiguinhos que sofre..Mas graças a Deus, ele colocou um anjo na sua vida…e que Deus ilumine vc e sua mamãe…sorte lindo………………..bjus a sua titia ana

  5. Precisamos de mais pessoas lindas igual a Dra. Viviane, Titã não poderia ter tido sorte melhor, ele merece e com certeza saberá retribuir o carinho, amor e dedicação que recebe dela. Que lindo exemplo!!! Impossível não emocionar diante de tantas barbáries.

  6. Fico muito emocionada lendo essa matéria, Viviane, voce não existe menina, são poucos os seres humanos como voce. Deus vai te abençoar muito pelo seus gestos, tenha certeza, que voce seja muito muito feliz adoramos voce….beijos

  7. “ver que ainda existem pessoas do bem nessa terra me faz sentir mais vontade de viver”!

  8. Que bom que o Titã consegui uma casa, eu acompanho a história dele desde que soube da notícia, que ele tinha sido enterrado… Mas agora é vida nova!!! Que bom, ele deve estar muito feliz!!! Parabéns a essa veterinária… (:

  9. PARABÉNS DOUTORA PELO ATO HUMANO QUED VOÇE FEZ. SUA RECOMPENSA ESTA NAS MÃOS DE DEUS.QUÃO AGRADECIDO ESTA ESSE LINDO CÃOZINHO POR TER UMA PESSOA ESCEPCIONAL ASSIM.MAIS UMA VEZ PARABÉNS…

  10. Lindona, parabéns…vc merece SIM ser reconhecida!!!! seja muito, muito feliz, tudo que vc fez de bom por ele vai receber em dobro na sua vida!!! um beijo carinhoso, sua xará Vivi.

  11. Viviane: parabéns…que Deus te abençoe muito, sempre…
    Titã: qria tanto te dar um beijo!!!!
    Sejam felizesssss…muitoooooo felizes…
    estou muuuuiiito feliz com essa recuperação…
    Obrigada Viviane…

  12. Ainda bem que existem seres humanos como esta veterinária, isto me faz crer que a raça humana não está totalmente perdida, que existem pessoas de coração aberto prontas para amar e respeitar os seres vivos, principalmente os animais ditos irracionais que sinceramente muitos vezes me confundo e nem sei quem são, dos animais só podemos esperar amor,já de alguns bichos homens não sei mais o que esperar.
    Que Deus abençõe a Viviane e todas as pessoas que têm amor e se doam aos que precisam, sejam pessoas ou animais.

  13. Que notícia maravilhosa, me arrepio de saber que existe seres humanos do bem como Dra. Viviane. Você merece. Deus traça caminhas que nunca são por acaso. Beijos. Ana Lucia Bongiovani Fioroni Presidente Prudente – Sp.

  14. Foi o seu amor que salvou este pequeno anjo…sua vida será multiplicadamente abençoada em todos os sentidos..onde colocares aplanta de seus pés o senhor vos dará, serás abençoada ao entrares e ao saires de onde quer que seja…a benção será constante em sua vida por todas as suas gerações!!!! amém!!!!

  15. Titã tá a coisa mais linda, assim como todos os outros bichinhos salvos e adotados por essa pessoa iluminada que é Dr. Viviane. É heróina sim, Viviane… claro que é sua obrigação salvar a vida de qualquer animal, é sua profissão… mas é justamente isso que te faz uma heróina, veterinários e médicos já são heróis desde que se interessam em salvar e mudar a vida de outras pessoas. PARABÉNS DE VERDADE, Viviane… Titã deve mto a você e ele sabe disso, pq é totalmente perceptível até pelas fotos todo o amor que ele tem por você. Final feliz… viva o Titã, viva a Dr. Viviane!!!

  16. Adorei teu carinho e que Deus te abençoe imensamente em tua vida, por teres este coração tão puro. Tenho animais adotados tb e são a luz de nossa casa, transmito isto para meu filho a natureza é nossa casa e os animais nossos irmãos, trate deles como amor e só receberá amor em troca.

  17. Dra Menina, pessoas que tomam atitudes como a sua me fazem crer que apesar de tanta maldade no mundo há ainda esperança de um futuro melhor com mais bondade. Parabéns e Deus há de lhe recompensar de forma que nem você espera.

  18. Viviane, nem sei como te agradecer,pela pessoa qe vc é,só peço a DEUS que ele sempre te proteja,pq vendo a foto de vcs dois,realmente são muito parecidos : na alegria,na meiguice,e no olhar de vencedores. Parabéns vcs são muito lindos!!!!!!!!!!

  19. essa veterinária é uma pessoa linda! Dá até gosto de ler o histórico dos bichos. Fico feliz quando vejo alguém assim
    que tem tanto amor pra dar e não tem frescuras.

  20. Essa vet escolheu a profissão por amor aos animais. Merece todo nosso respeito e admiração.Um belo exemplo a ser seguido outros vets capitalistas e frios e insensíveis. Valeu, dra!!!

  21. JA PASSOU UM TEMPO, MAS SEMPRE QUE VEJO O TITA E ADRA VIVIANE, FICO TAO FELIZ QUE GANHO O DIA!!! SOU FA DA VETERINARIA MAIS BOA DO MUNDO, AMA O QUE FAZ, SOU LOUCA POR CAES TB!!! CUIDO DE UM MONTE DE CAES DE RUA E JA ADOTEI 05 VIRA LATAS QUE SAO MEU AMORES!!! FELICIDADES PRA VC E SEUS CAEZINHOS DRA!!! E UM BEIJO PRA TITA!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui