Filosofia e Libertação Animal - Regina Schöpke

A crueldade humana: uma primeira reflexão

Quando o escritor português José Saramago afirmou que os animais podem ser selvagens, mas que apenas o homem é cruel, ele estava chamando a atenção para um fato bastante inquietante, que subverte profundamente a imagem que temos de nós mesmos. Ele estava dizendo, da maneira mais clara e assustadora possível, que a crueldade é um fenômeno humano (e não animal). Uma afirmação que, sem dúvida alguma, põe em jogo duas certezas bastante arraigadas em nós: a de que o excesso de agressividade está relacionado à nossa herança selvagem e a de que a razão fez do homem um ser realmente superior.

De fato, do ponto de vista moral e ético, a ruptura que o homem fez com a vida natural não parece ter feito dele um ser melhor. É claro que se pode alegar que somos superiores exatamente porque somos os únicos animais capazes de desenvolver uma moral e uma ética, mas isto também não depõe muito em nosso favor, já que também somos os únicos a realmente precisar delas, já que os animais vivem integrados à natureza e nunca transgridem as suas leis. Sim, é exatamente isto: é porque os homens transgridem suas próprias leis e, sobretudo, é porque a nossa espécie é a única capaz de cometer atos bárbaros por prazer ou descaso com a dor alheia (como diz Saramago, um animal jamais tortura ou humilha o outro), que precisamos de leis que regulem a vida em sociedade. Sem dúvida, a justiça é uma necessidade, mas exatamente porque nós, os ditos “animais racionais”, ainda não aprendemos a respeitar a existência alheia.

Sem dúvida, vendo à distância o mundo humano, com tanta desigualdade, miséria, guerras, exploração e escravidão (humana e animal), é difícil acreditar que somos realmente seres racionais, compassivos e sensíveis. E, no entanto, apesar de tudo, é isto o que somos, pelo menos, potencialmente (eis porque, quando a razão e a sensibilidade se aliam no homem, ele é capaz de produzir uma existência verdadeiramente bela e ética). No entanto, o problema é que, na prática, o homem se comporta sempre aquém das suas potencialidades e aí, sim, cabe-nos perguntar por que o homem pode tanto e atinge tão pouco?

Decerto, alguns responderiam: “ele não pode: isto é uma falácia!” Outros, por sua vez, diriam: “ele pode, basta querer!” Pois tanto os primeiros quantos os segundos se equivocam: os primeiros estão mergulhados no pessimismo que, certamente, tem sua origem (até certo ponto justa) numa visão clara do que tem sido a vida humana; já os segundos são otimistas demais, acreditando que a vontade é livre o suficiente para escolher. Os dois erram, porque, de fato, o homem pode mais, mas seus valores o dirigem de tal maneira que é preciso, primeiramente, que ele se liberte de seus antigos grilhões, ou seja, que se liberte dos conceitos e das ideias que o tornam prisioneiro das circunstâncias, que o tornam passivo e resignado diante de um mundo que ele não acredita poder mudar.

Aqui entramos no cerne da questão: as sociedades se estruturaram, desde os seus primórdios, de modo a beneficiar alguns em prol de outros (eis porque, desde o início, os homens escravizam outros homens e também os animais). Esta é a origem da exploração e das desigualdades. É assim que nos acostumamos, desde cedo, a usufruir de outras vidas, aprendendo a fechar os olhos para a crueldade e para a tirania, como se elas fossem naturais em nós, quando, de fato, elas expressam o adoecimento da nossa espécie. Sim, a inversão do pensamento começa aqui: não somos primeiramente seres selvagens e maldosos que se aculturam e se tornam sublimes. Como um animal dentre outros, nós possuímos censores naturais que nos impedem de ultrapassar certos limites; mas, em sociedade, somos criados para obedecer regras inventadas pelos próprios homens e é aqui que tudo se complica e se confunde. Afinal, é a própria sociedade que nos ensina o descaso com a dor alheia, dos homens e dos animais. E, assim, como todos os demais, acabamos ou explorando os outros diretamente, e sem culpa, ou usufruindo, também sem culpa, dos benefícios da exploração. Afinal, temos o consentimento da própria sociedade para sermos pequenos tiranos.

Existe, de fato, uma razão perversa para que os homens sejam mantidos de olhos fechados. É que é preciso que eles continuem na escuridão e na servidão dos valores para que a desigualdade, a exploração, a escravidão, continuem existindo. Este é o maior de todos os atavismos humanos: aprendemos a nos beneficiar dos outros, aprendemos a ser, na verdade, imorais, antiéticos. É a nossa moral que tem sido, há milênios, uma falácia. Triste condição a nossa: somos vítimas de nossa própria inteligência superior. Na ânsia de fazermos parte do mundo, de nos integrarmos ao nosso meio social, apertamos ainda mais os nossos grilhões, tornamo-nos escravos e, ao mesmo tempo, agentes de nossa própria servidão. Servidão voluntária e até mesmo desejada, porque é mais fácil viver como todos os demais do que abrir os olhos e tomar nas mãos a própria vida.

De fato, é difícil mudar… mas andar também é e, no entanto, basta darmos os primeiros passos que os outros se seguem facilmente. Quase tudo no homem é hábito, é aprendizado. Por isto, a educação é tão fundamental e, mais ainda, uma educação que se volte para produzir um homem verdadeiramente superior, moral e eticamente falando. No fundo, por mais polêmica que pareça esta afirmação, o que resiste em nós de mais sublime é exatamente o nosso instinto mais elementar, que nos sopra aos “ouvidos” que agimos mal o tempo inteiro. É nossa saudável razão natural (como diria Nietzsche) que nos alerta, e não o que homem tem chamado de moral. Na verdade, não é nossa animalidade que precisa ser extirpada; é nossa falsa humanidade.
Sem dúvida, somos animais incríveis, somos os criadores dos mais belos conceitos e valores, mas também somos facilmente corrompidos pela ambição, pela ganância, pela vaidade e, para atingir nossas metas ilusórias de felicidade, usufruímos de outras vidas sem qualquer pudor. Com relação aos animais, esta realidade é ainda mais terrível, porque quase ninguém considera a sua dor, o seu sofrimento. É assim que milhões de vidas são brutalizadas, humilhadas, mortas todos os dias, sem qualquer piedade. É por isto que, mesmo quando somos vítimas, somos também responsáveis pela crueldade que nos atinge. Afinal, a crueldade, mais do que a racionalidade, tem sido o principal atributo do homem. Eis uma verdade dolorosa, mas que é preciso encarar se desejamos mudar o que precisa ser mudado. Na verdade, o homem não tem sido, nem de longe, o animal superior que julga ser.

Falando agora mais diretamente sobre a origem da crueldade humana, cito o grande historiador das religiões Mircea Eliade, que nos revelou algo de muito valioso em sua monumental obra “História das crenças e das ideias religiosas” (algo que endossa o que dizemos aqui a respeito do aspecto “contra-natura” da crueldade): o homem, inicialmente, não matava (nem mesmo para comer). Isto quer dizer que não somos originalmente nem carnívoros nem onívoros, e esta é uma informação que a ciência não deveria nos sonegar. Aliás, segundo as pesquisas de Eliade, toda a história posterior do homem é marcada exatamente por esta decisão que ele tomou no início dos tempos: a decisão de “matar para sobreviver”. Não vamos entrar na questão propriamente dita, falar da religião, que, segundo Eliade, está na base desta cruel decisão. Precisamos apenas entender que o homem tornou-se, de fato, o senhor da natureza, mas não por ser um animal divino ou por ser dotado de um espírito enquanto os outros seres vivos são corpos vazios; ele se tornou senhor da natureza porque tiranizou a vida, todas as vidas, inclusive a de sua própria espécie.

Sem dúvida, esta primeira violação da nossa natureza não poderia deixar de causar marcas indeléveis no homem e, assim, não parece nada equivocado concluir que este primeiro ato de barbárie deu origem a todos os demais. Afinal, o que poderia se esperar de um ser que age contra sua própria natureza? Ele só poderia adoecer, enlouquecer. Não é isto, afinal, que Nietzsche diz dos homens: que somos animais adoecidos, que perdemos nossa “saudável razão natural”? Nós nos perdemos de nós mesmos e nunca mais conseguimos nos encontrar. É isto que explica esta espera ensandecida por alguém que nos salve, que nos tire do fundo do abismo, quando, na verdade, bastaria apenas que olhássemos sem medo para dentro de nós mesmos. Sim, somos o que aprendemos, mas por baixo de todas as ideias, crenças, conceitos, existe um animal desesperado que clama por liberdade e por uma vida mais digna. A felicidade não está nos bens que se obtém no mundo, menos ainda nos que se obtém à custa da exploração e do sofrimento alheio; a felicidade está em ser pleno, forte e capaz de viver sem macular a si e aos outros. Isto, sim, chama-se respeito ao outro; não o que tem sido ensinado.

O homem inverteu a lógica da vida e assim produziu um mundo assentado na dor e no sofrimento. Sim, a vida tem dores e sofrimentos, já dizia Schopenhauer, mas o homem conseguiu multiplicá-las ao infinito. Não é a natureza que é cruel; somos nós: é isto que o homem se nega a ver. E ele vive tão imerso na dor e no sofrimento que chega mesmo a sentir-se atraído por eles; a se compor com eles, a lhes fazer elogios e a morbidamente saudá-los como inerentes à sua natureza. No entanto, a verdade é que, desde a infância, somos insensibilizados, adestrados para não reagir, para não sentir em demasia (nem amor, nem dor, nem compaixão, absolutamente nada… Descartes, de fato, confundiu as coisas: os homens é que se tornaram “máquinas sem alma”). Dito de outro modo: os sentimentos são em nós, desde cedo, aprisionados, dilacerados, considerados perigosos. Não se costuma dizer que a própria paixão é um perigo? Sim, o perigo da paixão é que ela pode nos desviar dos deveres que nos foram impostos pelo mundo; deveres aos quais aprendemos a obedecer como autômatos, mesmo quando eles nos rebaixam como seres humanos.

Dito de modo mais claro: somos escravos de um mundo que nós mesmos construímos (e cada um põe um tijolo nesta construção enquanto não desperta deste longo torpor, deste anestesiamento moral que subverte nossa natureza e nos rouba a liberdade de sermos aquilo que somos: seres verdadeiramente humanos). É assim que todo homem permanece preso num círculo vicioso, aparentemente insolúvel, até que comece a dizer “não” para a crueldade, seja ela dirigida aos outros homens ou aos outros animais (certamente, as maiores vítimas deste mundo). É um caminho árduo, sem dúvida, mas como poderia ser barato o preço da liberdade e da plenitude humana depois de tanta inversão de sentimentos e ideias?
Este é o verdadeiro começo: o primeiro “não” é sempre mais difícil, mas, depois do primeiro, outros se seguirão, e a cada “não” a nossa força aumenta, porque ela é proporcional ao nível da nossa libertação. Este é o maior legado que podemos deixar para as próximas gerações: libertar todas as vidas. Aliás, esta já é a condição para que as novas gerações sejam possíveis, porque a natureza não tolera mais a tirania humana. Ou fazemos algo agora ou é a natureza que seguirá sem nós: isto é um fato. Porque gostando ou não da ideia, não é a natureza que precisa do homem, somos nós que dependemos da natureza. Nós somos partes dela, e não o contrário. É por isto que libertar os animais é também libertar o animal humano da sua doença; é dar a ele uma nova possibilidade de existência que seja mais bela, mais ética, mais verdadeiramente racional.

Não é sem razão que Nietzsche dizia que era preciso inventar novos valores para um novo homem. Ele não chegou a pensar tão profundamente na questão dos animais; mas ele sabia que um novo homem seria aquele que recuperaria o sentido da terra e da vida. Se ele afirmou que fizemos da mentira uma verdade, isto não quer dizer que não existam verdades simplesmente, que tudo “tanto faz”. Esta interpretação já tem sua origem na nossa inversão das coisas e é bem-vinda num mundo que busca argumentos para manter-se como é. Mas nem o capitalismo, nem o comunismo, nem qualquer outro sistema será justo enquanto não formos seres verdadeiramente éticos. Nós criamos as verdades que nos interessam. São mentiras: Nietzsche tem razão. Está na hora de “inventarmos” a verdade, ou melhor, está na hora de deixarmos que ela se mostre sem mais véus e dissimulações. “Da verdade mesmo, ninguém nunca quis saber”, também estas são palavras de Nietzsche. Mas, disto, falamos depois…

13 COMENTÁRIOS

  1. Esta semana um amigo citou Rousseau sobre a desocupação no Pinheirinho, atribuindo a origem da tirania ao homem que cercou o primeiro pedaço de terra, chamou de seu e ninguém o contrariou. Já eu sempre defendi que a crueldade e a tirania despertaram e ganharam força a partir do primeiro homem que usou sua “inteligência” para construir uma arma para subjugar outra vida… e daí decorreram todas as mazelas que sofrem hoje os animais humanos e não humanos… e a natureza como um todo.
    Texto extremamente sensível e de encontro ao que sempre senti, Regina.

  2. Parabéns Regina! Só quero acrescentar que há uma educação que não pode mais acreditar em novos valores mas no estímulo aos atos criativos, ou seja, na contínua ênfase para que nos tornemos agentes de uma vontade real (de rei) que está em nós mesmos e que é a vontade de amar…

  3. Só existe o caminho da educação e do exemplo para que os animais humanos passem a respeitar a vida dos animais não humanos como seus semelhantes, pois são diferentes apenas no físico e na linguagem, porque os sentimentos são os mesmos.

  4. Esse belo texto de estréia da Regina na ANDA, traduz o seu imenso amor pelos animais, pela filosofia e pela arte de escrever, aliado ao seu grande conhecimento de todas essas causas, é uma leitura obrigatória para todos os seres humanos…é um texto informativo, poético, apaixonado, lúcido, objetivo e impressionantemente acessível á todos sobre a IMENSA IMPORTÂNCIA QUE DEVEMOS DAR AOS NOSSOS ANIMAIS…é um belo exemplo de que inteligência e eruditismo pode chegar á todos sem nenhum hermetismo ou jargões acadêmicos…para se falar bonito é fundamental ter algo de fato á dizer. Não existe inteligência maior do viver a vida servindo á um objetivo tão nobre e superior, que é mostrar á todos a GRANDEZA DESSES BELOS SERES…se um ser humano conseguir atingir os princípios que regem a natureza para se viver, aí sim ele poderia se dar por satisfeito de ser considerado realmente um ser pleno, justo, fiel e verdadeiro…o texto é uma grande pérola, leiam e acompanhem os próximos…nada do que eu possa dizer se compara a excelcência da sua escrita e da preciosa causa dos animais…

  5. Parabéns Regina, gostei muito do texto.
    Estamos sempre em evolução, para quem acredita em corpos vazios tem que se informar e buscar fontes seguras e atuais. Não cabe mais para a situação futura da vida neste planeta pessoas cruéis, isso é natural e estamos mudando.

  6. Para mim esse texto demonstra o quanto a crueldade se fez presente no episódio pinheirinho .E de modo totalmente abrangente não perdoando nimguem .idosos crianças ,animais ,jovens homens e mulheres.

  7. Este texto me faz lembrar aquele diálogo, no final do filme Planeta dos Macacos, onde Zeus diz que o Homem é o único animal que mata por prazer e por esporte. Sugiro a leitura do livro “Ao encontro da sombra”. A psicologia de Jung é muito boa para se entender o aspecto da sombra que há em nós.

  8. Fiquei emocionado com o seu texto,porque tudo que diz respeito aos animais me importa.Como bem disse Christopher Hitchens,a religião envenena tudo.Esse comportamento aético começou lá atrás,quando inventaram que somos filhos de deus,somos sua imagem e semelhança,e portanto podemos tudo,o planeta nos pertence.Ora! Acordem! outras espécies viveram aqui por milhões de anos,nós estamos aqui por mais ou menos 100,000 anos e ja destruimos,matamos e desrespeitamos tudo,como nenhum outro ser vivo.O ser humano me envergonha,tenho vergonha de mim mesmo,nós somos os verdadeiros irracionais.Precisamos de um choque de valores,principios e moral,mas isso é utopia.Era preciso que outra espécie mais forte que a nossa,nos dominasse,nos escravisasse e que matassem os humanos sem pena,só assim iríamos parar pra pensar!

  9. (não sei se chegou a voce, então repito aqui)

    Regina, se os relatos não forem de todo falsos, o comportamento dos chimpanzés seria horripilante: estupram as irmãs, formam bandos para brutalmente assassinar seus vizinhos com requintes de crueldade (alguns seguram enquanto outros socam, mordem arrancam pedaços e deixam agonizando o parente próximo), além de que caçam outros macacos e os comem ainda vivos. Infanticídios em que a mãe depois se apaixona pelo assassino do seu filho (isto mais nos gorilas) e guerras territoriais, também seria tudo “natural” para eles. E que todas as femeas do bando são propriedade sexual apenas do lider, que as espanca regularmente, parece não haver dúvida sobre isso.
    Não se trata de teoria científica, apenas de constatação recente de fatos. Mesmo que não seja tão assim (penso que o macabro ritual de assassinato deve ter sido deduzido e não presenciado, já teríamos muitos motivos para suspeitarmos que o homem não é a única espécie “pervertida” da natureza (no sentido de violencia e exploração desnecessárias à sobrevivência). Dicutir se a raiz desses comportamentos derivou da escassez de alimentos e/ou da forma de seleção do lider (o conchavista mais habillidoso e não o mais forte por meio de luta direta – conforme nossos políticos…rs) aí sim, entraríamos no campo das teorias científicas.
    Vamos supor, porém, que tudo isso sobre os chimpanzés seja apenas estorinha. Ainda assim seria fácil ver (sem necessidade de teorias científicas) que um princípio geral da vida é o “parasitismo” (no sentido amplo dos seres buscarem explorar todos e tudo quanto lhe estejam ao alcance) associado a um “menor esforço”. E os parasitas em geral parecem não se incomodar com a destruição de todo o ser parasitado, pelo que também acabam muitas vezes morrendo. Sob esta ótica geral o ser humano não seria tão diferente assim.
    Somente as formas e métodos de “´parasitar” estariam variando. Numa complexa organização, como na sociedade humana, surgem formas bastante indiretas e que aparentemente não fazem sentido (que consideramos deploráveis). Outro princípio da vida a de que “…a vida não quer ser inteligente, a vida quer viver” (quer apenas se preservar) – algo neste sentido ouvi numa entrevista de Marcelo Gleiser- já que os dinossauros reinaram por dezenas de milhões de anos sem aumento de inteligencia.
    Se queremos um ser humano menos “predador”, mais cooperativo (menos escravizador), primeiro precisamos compreender a mestre vida, com o que talvez Nietzsche não discorde. Abraços.

  10. Porque o ser humano é selvagem e cruel? segundo a bíblia, desde o inicio da criação quando Caim matou o irmão Abel, Deus aparece e diz, que apartir dali, ele seria errante na face da terra, então foi isto qiue erdamos dos nossos ancestrais, pois somos descendentes geneticamentre deles queiramos ou não.

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