EnglishEspañolPortuguês

ONGs temem aumento de abandono animal com transferência de secretaria em Ribeirão Preto

29 de janeiro de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

Por Carolina Visotcky

Foto: Reprodução/EP Ribeirão

A mudança da Secretaria da Cultura, que atualmente fica no Morro do São Bento e que será instalada no Centro Cultural Palace até março deste ano está preocupando protetores de animais de Ribeirão Preto (SP). Segundo eles, a transferência pode favorecer o abandono de cães e gatos no lugar.

O Morro do São Bento foi palco da matança de 46 animais, sendo 39 gatos, seis gambás e uma cadela em maio do ano passado e mesmo após o crime, protetores garantem que o abandono no local continua.

Segundo a presidente da Associação Vida Animal (AVA), Maria Cristina Dias, a saída da secretaria no local gera insegurança, pois nem mesmo a presença do órgão municipal consegue coibir o abandono. “Mesmo com a secretaria lá, existe um descaso, casos de vandalismo com os prédios e as áreas ambientais, além do abandono”, disse.

Veja fotos de animais abandonados no local

Para a presidente da Cãopaixão, Ana Claudia Garcia Vicente a presença constante dos funcionários da secretaria inibe o abandono. “É mais difícil as pessoas abandonarem animais sabendo que existem pessoas que estão lá diariamente, que observam tudo, que estão atentas ao problema”, afirma.

“ O local já é inseguro naturalmente e piora sempre, já que não há segurança”, diz a presidente do Projeto Murilo Pretinho, Flávia Frederico. Para a protetora, o abandono não só no Morro do São Bento, mas como na cidade toda está aumentando consideravelmente desde agosto do ano passado. “Estamos retomando o que vivíamos há quatro anos, quando não tínhamos nenhum apoio, o município não se preocupa”, afirma.

Promessas não cumpridas

As três presidentes de ONGs de proteção são unânimes em dizer que as promessas feitas pela prefeitura após a matança dos animais não foram cumpridas.

“Estudaram a possibilidade de se instalar câmeras de segurança, melhorar a iluminação, colocar a guarda municipal 24 horas e cerca para transformar o local em um parque, mas nada, absolutamente nada foi feito”, diz Flavia.

Segundo as protetoras da Ava e da Cãopaixão, a causa retrocedeu no dialogo com poder público. “Não respondem aos nossos chamados, não existe mais conversa, nem ação nenhuma vinda do município”, diz Maria Cristina.

Outro lado

Procurada pelo EP Ribeirão, a assessoria da prefeitura confirmou a saída da secretaria do Morro do São Bento e informou que a mudança deve ser feita em março. O local deve se tornar um espaço cultural utilizado para exposições e outros eventos.

Sobre as acusações das protetoras, a prefeitura não se posicionou.

Fonte: EP Ribeirão

Você viu?

Ir para o topo