EnglishEspañolPortuguês

Tuiuiú fica ferido após colidir com parede de terminal rodoviário em Lindoia (SP)

28 de janeiro de 2012
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Na noite de 22 de janeiro, o cidadão Reginaldo de Souza Maia encontrava-se defronte sua residência quando uma ave de grande porte colidiu com a parede do terminal rodoviário, na cidade de Lindóia e caiu ao chão. Ferida e sem condições de alçar vôo, foi recolhida pelo morador que em seguida telefonou para a Polícia Militar Ambiental de Amparo-SP, comunicando o fato.

No dia seguinte, a unidade de Educação Ambiental Itinerante com os policiais ambientais Marco Antonio da Silva (Marcão Florestal) e Adilson da Rocha Leal compareceram no local, constatando tratar-se de um tuiuiú (jabiru mycteria) ainda jovem, ave símbolo do pantanal inexistente nesta região. O animal estava debilitado e com um ferimento na asa direita.

Recolhido pelos policiais, a ave foi encaminhada à Fazenda Itaóca no município de Campinas-SP, propriedade autorizada pelo IBAMA a receber animais apreendidos.

O tuiuiú será tratado e quando estiver recuperado será encaminhado para a região do Pantanal para ser colocado em liberdade em seu habitat.

A Polícia Militar Ambiental informou que não é possível saber a origem desta ave, porém por se tratar de um exemplar ainda jovem é pouco provável que tenha vindo voando até Lindóia, acredita-se que a mesma possa ter sido criada em cativeiro.

Fonte: Jornal O Serrano

Você viu?

Ir para o topo