EnglishEspañolPortuguês

Upcycle e customização preservam a vida de animais

27 de janeiro de 2012
3 min. de leitura
A-
A+
Praia de Zimbros – Bombinhas – SC. Janeiro de 2012

A imagem acima ilustra o cenário pós-tempestade registrado numa das praias de Santa Catarina, em meados de janeiro. À distância, parecia que havia apenas muitos troncos e galhos de árvores, mas de perto a quantidade de lixo impressionava, com destaque para os solados de calçados.

Quando os produtos que usamos feitos com materiais não biodegradáveis são descartados, sem serem reutilizados ou reciclados, se tornam lixo podendo contaminar o meio ambiente e matar animais, quando forem colocados em locais inadequados.

O exemplo registrado acima tem sido comum. O oceano está sendo usado como um depósito de lixo, uma das consequências dessa prática é a “Grande Mancha de Lixo do Oceano Pacífico”, mas que não é a única, outras manchas de lixo já foram identificadas nos oceanos.

Todo esse lixo causa a morte de muitos animais. As tartarugas-marinhas, por exemplo, se alimentam basicamente de águas-vivas e confundem sacos plásticos ou celofane com águas-vivas e muitas acabam morrendo por asfixia ou indigestão. Peixes que se alimentam de plâncton e também ingerem partículas plásticas minúsculas. Albatrozes e outros pássaros também são vítimas do lixo que confundem com alimento.

Pesquisadores já encontraram tartarugas que comeram isqueiros, peixes engasgados com linhas de pesca e pássaros marinhos mortos com o estômago lotado de plástico ingerido. Além disso, o lixo forma resíduos tóxicos que confundem os receptores hormonais de alguns animais, sendo que foram identificadas espécies que tiveram queda na produção de esperma e nascimento de mais fêmeas.

Para minimizar o problema do pós-uso e descarte dos produtos, o ideal é que se procure usar tudo por mais tempo possível e depois reutilizar ou reciclar para que se tornem matéria prima para outros produtos, ou seja, evitar que se tornem lixo.

Um conceito criado que contribui para minimizar o problema do descarte é o Upcycle que é o processo de transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade. Ou seja, significa transformar algo que já está no fim de sua vida útil em algo novamente útil sem que precise passar pelos processos de reciclagem. Esse material é utilizado para gerar novos produtos. Já existem profissionais e empresas que se dedicam a esse trabalho, e é crescente o número de marcas que aderem ao estilo Upcycle criando roupas com tecidos que sobraram ou que já foram uma outra peça de roupa.

A customização também tem sido uma forma para prolongar o tempo de uso de produtos do vestuário. A expressão customização foi criada para traduzir um termo da moda americana chamado “custom made”. A customização chegou ao Brasil no fim dos anos 90, criou um novo conceito de moda que personaliza e dá mais tempo de vida para as peças do vestuário. Customizar é conseguir dar nova vida a uma peça que estava em desuso. As peças abaixo foram descartadas e recuperadas com técnicas de customização.

Regata e camiseta customizadas. Novembro de 2011

Nas próximas publicações serão apresentadas técnicas de customização e Upcycle com exemplos de peças customizadas para que o leitor possa customizar as próprias roupas e contribuir para um consumo mais consciente evitando que se produza tanto lixo, o que causa grandes danos ambientais e morte de muitas espécies de animais.

Você viu?

Ir para o topo