EnglishEspañolPortuguês

Pássaro negro tem rara mutação que o torna totalmente branco

25 de janeiro de 2012
1 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Reprodução/ Hype Science)

O que há de incomum com este pássaro que tem atraído tantos observadores de aves a um parque em Nottinghamshire, na Inglaterra?

Esse melro é leucístico, ou seja, ele tem uma mutação genética que impede que certos pigmentos sejam depositados normalmente em suas penas.

O resultado disso normalmente são regiões corpóreas de coloração branca, em maior ou menor extensão, onde naturalmente deveria ocorrer alguma pigmentação.

E para um pássaro cujo nome em inglês é “blackbird” (“pássaro negro”), ser branco está realmente chamando a atenção.

Aves mais leucísticas geralmente têm alguns pontos ou manchas de coloração em suas penas que vêm de outros pigmentos, por isso, por ser totalmente branco, este é um espécime particularmente incomum.

Segundo os observadores, a cada ano, o pássaro tem trocado suas penas pretas por penas brancas.

Os guardas florestais do parque tiraram essa foto do melro, sem penas pigmentadas visíveis em 2011.

Pássaros leucísticos são frequentemente vulneráveis a predadores, por causa de sua plumagem branca brilhante que o destaca em sei meio ambiente. Sendo assim, as pessoas que cuidam do parque estão pedindo aos observadores de aves que fiquem de olho neste melro incomum.

O melro tende a aparecer nos meses mais quentes, portanto, por ser inverno agora na Inglaterra, os gestores do parque não o tem visto há alguns meses.

Fonte: Hype Science

Você viu?

Ir para o topo