EnglishEspañolPortuguês

Pesquisa revela ameaça ao boto-vermelho da Amazônia

24 de janeiro de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

(Foto: Reprodução/ Culturamix)

O boto-vermelho (Inia geoffrensis) é endêmico dos rios da Amazônia e está colocado na categoria ‘quase ameaçada’ da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN). A principal ameaça sobre esses golfinhos é a captura para uso como isca na pesca da piracatinga (Callophysus macropterus), peixe necrófago também conhecido como ‘urubu d’água’.
Por conta dessa prática, iniciada há quase 15 anos, estima-se que a população de boto-vermelho vem diminuindo 10% ao ano, em algumas regiões da Amazônia. Esse dado foi obtido de estudos realizados por cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio do Projeto Boto, com apoio da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa).
“O boto-vermelho, como outros grandes mamíferos, demora a atingir a maturidade sexual e sua taxa reprodutiva é lenta. Dessa forma, a retirada de indivíduos jovens e de fêmeas da população na proporção que vem acontecendo não é sustentável, e se continuar, poderá levar a espécie à extinção em poucas décadas”, explicou a chefe responsável pelo  Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Inpa e conselheira da Ampa, Vera da Silva.
A empresa de cosméticos da Coreia do Sul, Etude House, lançou a campanha ‘Missing U’ (‘Saudades de você’, do inglês). A promoção apoiará a proteção de quatro espécies de animais ameaçados de extinção: o boto-vermelho da Amazônia, a foca da Groelândia, o pinguim-azul e o urso-panda.
Incentivo à conservação dessas espécies
A Etude House produziu um novo creme para as mãos, cujo recipiente especial representa um personagem de cada espécie. A embalagem do cosmético apresenta informações a respeito das ameaças que estes animais sofrem no mundo, e parte dos lucros, provenientes da venda dos produtos, é doada para atividades de pesquisa e conservação destas espécies.
Sendo assim, na semana passada, a Ampa recebeu da Etude House, através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Coreia (United Nations Environment Programme – Unep), uma doação em dinheiro que será destinada à pesquisa e às campanhas de educação ambiental com o intuito de minimizar a caça dos golfinhos da Amazônia.
“Nosso trabalho tem atraído a atenção da sociedade nacional e internacional. Incentivos como este, de uma empresa coreana, são a prova disto. Os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes e optando por marcas que tenham algum valor ambiental agregado. Já é a terceira empresa coreana que apoia nosso projeto financeiramente, por meio do Programa. Algumas empresas brasileiras já realizam este tipo de apoio, mas acredito que ainda existam grandes possibilidades de parcerias entre as ONGs, que executam trabalhos relevantes, e a iniciativa privada brasileira”, disse o diretor-executivo da Ampa, Jone César Silva.
Fonte: D24am

Você viu?

Ir para o topo