EnglishEspañolPortuguês

Degelo no Ártico ameaça vida de ursos polares, alertam russos

23 de janeiro de 2012
1 min. de leitura
A-
A+

Sobrevivência da espécie estaria ameaçada por aquecimento global (Foto: AFP)

O crescente degelo do Ártico, provocado pelo aquecimento global, ameaça a sobrevivência dos ursos polares, advertiu neste domingo o Centro Hidrometeorológico da Rússia (CHR). Segundo os dados recolhidos pelas estações científicas, a massa total dos gelos árticos sofreu uma redução de 55% em comparação com a média registrada nos anos 80 e 90. “Este processo afeta, inclusive, as camadas de gelo mais antigas e mais grossas”, apontam os especialistas russos.
“Além de problemas evidentes, como o aumento do nível dos oceanos, o crescente degelo traz consigo outro perigo: a redução da população de ursos polares”, afirma o CHR. Atualmente, a população desta espécie está estimada entre 20 mil e 25 mil.
Em sua nota, o CHR também destaca que os cientistas possuem opiniões diferentes sobre as perspectivas de sobrevivência do urso polar. Para alguns especialistas, se o homem não assumir o controle da situação, o degelo do Ártico deverá desencadear a extinção do urso branco em pouco tempo.
No entanto, outros preveem que a formação de uma espécie de “oásis de gelo” próximo da Groenlândia evitará a extinção dos ursos brancos.
Em ambos os casos, acrescenta o CHR, as consequências da mudança climática nas regiões polares devem superar qualquer previsão e desencadear impactantes transformações globais, incluindo nas espécies animais.
Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo