EnglishEspañolPortuguês

Com a diminuição do habitat, macaco se aproxima de população

23 de janeiro de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

Macaco aproxima de população em Itaperuna e órgãos ambientais não dão respostas (Foto: Reprodução/ Rádio Itaperuna FM)

Os moradores da localidade de Comendador Venâncio, no município de Itaperuna, no Noroeste Fluminense estão convivendo com uma situação no mínimo inusitada. Um macaco, que foi batizado pelo nome de “Chico” apareceu na localidade e está vivendo junto aos moradores que por várias vezes entraram em contato com os órgãos ambientais para a captura do animal e não conseguiram sucesso.
Segundo informações dos moradores, o mico, que é uma espécie da Mata-Atlântica Brasileira, apareceu há cerca de nove meses próximo à divisa com o município de Laje do Muriaé e desde então fica solto, quase sempre a beira da estrada, convivendo com a população que tem alimentado o animal. Chico fica em cima das árvores e constantemente aparece para brincar com os moradores sem qualquer constrangimento.
O mecânico Valdeci da Silva informou que os órgãos ambientais não conseguem capturar o animal (Foto: Reprodução/ Rádio Itaperuna FM)

Segundo o mecânico Valdeci da Silva, já foi mantido contato por várias vezes com os órgãos ligados ao meio ambiente informando da presença do animal, mas até o presente momento nenhuma providência foi tomada.
“Nós já comunicamos com o IBAMA e também outras instituições, mas não ninguém tem vindo aqui e as vezes quando aparece não conseguem capturar o animal”, disse Valdeci da Silva.
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Rio de Janeiro não pode ser contactado para dar esclarecimentos do caso, pois era feriado na capital.
Os bombeiros informaram que a astúcia típica desta espécie de animal dificulta ainda mais a ação de resgate e o certo seria o auxílio de uma equipe especializada em captura de primatas para o exito na operação.
Fonte: Rádio Itaperuna FM

Você viu?

Ir para o topo