EnglishEspañolPortuguês

Mapa de espécies ameaçadas no Brasil já está disponível online

19 de janeiro de 2012
1 min. de leitura
A-
A+

Imagem: Reprodução

Já está disponível, em pdf, na internet, o Atlas da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção em Unidades de Conservação Federais. Organizada por Jorge Luiz do Nascimento e Ivan Braga Campos, a publicação tem 276 páginas. Ela pode ser acessada no site do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no seguinte endereço.
“Esta primeira edição do Atlas identificou que 50% das espécies da fauna ameaçadas de extinção ocorrem em Unidades de Conservação federais”, diz Ugo Vercillo, coordenador-geral de Manejo para Conservação, do ICMBio. A segunda edição do Atlas está em elaboração, com lançamento previsto para o aniversário de 5 anos do ICMBio. “Também solicitamos a todos os servidores do Instituto e pesquisadores, que contribuam com informações inéditas”, destaca Ugo.
Um mapa também permite visualizar, via Google Earth, a lista das espécies ameaçadas. Esta ferramenta permitirá que o usuário selecione uma unidade de conservação e conheça todas as espécies da fauna ameaçadas de extinção, além de saber mais informações sobre o animal. A iniciativa é uma tentativa de mostrar a importância das unidades de conservação para a proteção das espécies.
Informações e contribuições podem ser enviadas para o e-mail [email protected], para serem analisadas pela Coordenação de Análise e Prognóstico de Risco à Biodiversidade (COAPRO), da Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (DIBIO), do ICMBio.
Fonte: EPTV

Você viu?

Ir para o topo