EnglishEspañolPortuguês

Tutores levam animais à igreja para ganharem a benção de Santo Antônio

18 de janeiro de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

Um cachorro se aproxima da câmera, diante da Igreja de Santo Antão, em Madri (AFP, Pedro Armestre)

Cachorros, gatos, coelhos e até tartarugas desfilaram nesta terça-feira pelas igrejas espanholas, para ganhar a bênção de Santo Antão, o protetor dos animais.
Em Madri, seus tutores esperam pacientemente a vez de seus animais receberem água benta, junto das barreiras azuis levantadas diante da igreja do santo.
“Através da mediação de Santo Antão, receba esta bênção”, repetia o sacerdote, de batina branca e de pé, nas escadarias da igreja.
Segundo crença espalhada na Espanha, a benção deverá assegurar longa vida aos animais.
Carlos Romero, um homem de 56 anos, conta que vem pela primeira vez para benzer sua tartaruga Paula, de cinco anos, depois da morte, há oito meses, de sua velha tartaruga Frodo.
“Estou aqui para que tenha saúde e bem-estar e me acompanhe por muitos anos mais”, acrescentou Carlos Romero, que vestiu em seu animal um pulôver amarelo e vermelho com um cravo vermelho pregado e com a insígnia “Campeões do Mundo”, em referência à seleção espanhola de 2010.
Outros animais vestiam roupas de cores vivas.
“É um dia especial para eles, devem estar enfeitados”, destaca Matilde Carballo, 53 anos, que leva seu animalzinho envolto numa roupa rosa, com fitas junto ao pelo.
Assim que o animal é benzido, cada fiel recebe três pequenos pães, que deve guardar durante um ano para garantir boa saúde e a proteção do santo padroeiro. Os pãezinhos são fabricados de acordo com uma receita especial para que fiquem macios.
Ao longo do dia, serão celebradas várias missas na igreja de Santo Antão, para os proprietários fervorosos acompanhados de seus animais.
A festa, célebre em Madri e em outras regiões da Espanha, remonta ao século XIX.

Fonte: AFP

Você viu?

Ir para o topo