EnglishEspañolPortuguês

A tragédia dos ursos no cativeiro

17 de janeiro de 2012
3 min. de leitura
A-
A+


A família Ursidae tem o privilégio de ter entre seus membros o maior carnívoro do Planeta Terra: o urso chamado popularmente marrom e de nome científico Ursus arctos.
Este urso é o mais importante predador humano que existe. O macho chega a ter três metros de altura e pode pesar 300 kg, Seus irmãos, os ursos chamados pretos e de nome científico Ursus americanus, não ficam muito atrás em peso e tamanho, especialmente os machos.
Por que os circos têm investido ao longo dos anos nestes animais potentes e perigosos? É um mistério que não entendo. Geralmente, dominam sua periculosidade arrancando garras e muitas presas, porém não deixam de ser perigosos.
No Santuário de Sorocaba temos três ursos: dois pretos e uma fêmea marrom. A fêmea está bem melhor que os pretos, que estão todos detonados mentalmente. Existem ainda mais de 20 em mãos de circenses que o Ibama não consegue dar um destino decente, já que a maioria dos zoológicos não têm recintos para os mesmos, nem se interessam em construí-los.
Os ursos são animais solitários, diferentes dos primatas e outras espécies de mamíferos. A maioria procede da América do Norte, Europa e Ásia, em suas áreas mais frias.
Um urso na natureza vive cerca de 25 anos. Em cativeiro, se for bem tratado – o que geralmente não é –, sua vida pode ser prolongada. Porém, o mais triste e o que enraivece os que defendem a fauna é ver estes seres extraordinários sem interesse pela vida, fazendo movimentos repetitivos nos recintos, durante horas em frente às janelas dos mesmos.
Dias atrás transferimos o urso Jacke para um recinto ao lado do urso preto Faze e em frente a ursa marrom Fofa. Ela teve curiosidade por observá-lo e Faze ficou irritado. Ursos disputam muito o território. O recinto para onde Jacke foi tem piscina e estava ocupado com leões que não a usam. Qual foi a reação do Jacke? Deitou na grama à beira da piscina, junto a uma janela, e ficou uma semana sem entrar na mesma. Fofa e Faze tomam banho de piscina diariamente. Isso melhora muito seu espírito e desejo de viver, deixando para trás os fantasmas do passado.
Os ursos pretos – que foram muito abusados no circo – estão extraordinariamente domesticados e os tratadores podem dar comida na boca. Os ursos também comem de tudo e um urso come por três chimpanzés. Eles abrem as embalagens plásticas de sucos e tomam, segurando com as duas patas. Faze foi viciado no circo em Coca-Cola, como uma forma de poder levá-lo de um lugar a outro. Talvez a última Coca-Cola que ele viu foi para conseguir que fosse de um recinto a outro quando chegou. Depois demos uma diet, que ele não gostou, e acabou aí o vício.
O poder público, os zoológicos, se na verdade cumprem uma função social, e todos que amam os animais devem fazer algo urgente para resgatar das mãos dos circenses os últimos ursos que restam nessa condição. É o maior e melhor tributo que podemos dar a estes animais que enobrecem a Terra que pisamos.

Você viu?

Ir para o topo