EnglishEspañolPortuguês

Recuperada, foca que apareceu na praia de Santos volta ao mar

14 de janeiro de 2012
1 min. de leitura
A-
A+

Após quase 10 horas, a foca que apareceu na praia do Gonzaga, em Santos, voltou ao oceano. O animal marinho, aparentemente debilitado, foi encontrado por banhistas no começo da noite desta sexta-feira. Equipes do centro de reabilitação de animais marinhos de Guarujá, o instituto Gremar, auxiliaram nos trabalhos de recuperação.
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Santos, Fábio Alexandre Nunes, o Professor Fabião, o animal trava-se de uma foca jovem, saudável, mas estressada. Por algum motivo, se perdeu da rota que seguia e precisou parar para descansar. Ela não estava ferida, mas recebeu injeções de soro e medicamentos para se hidratar.

Foto: reprodução A Tribuna

Como a foca não apresentou nenhum problema de saúde grave que demandasse cuidados mais aprimorados, ela passou por um processo de hidroterapia até o final da madrugada, ali mesmo, na areia. O animal foi tratado por uma equipe do Gremar, que contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental e de biólogos e veterinários.
O animal, do sexo masculino e pesando aproximadamente 60 quilos, voltou definitivamente ao mar por volta das 5 horas deste sábado. Fabião explicou que as focas são animais típicos de áreas frias, como a Antártida. A que apareceu na praia de Santos, nesta sexta-feira, pode ter vindo para o Litoral Brasileiro arrastada por correntes marítimas.
Fonte: A Tribuna

Você viu?

Ir para o topo