EnglishEspañolPortuguês

Marília (SP) tem mais de cinco mil cães abandonados

13 de janeiro de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

Desamparados pelos tutores ou nascidos e criados à própria sorte pelas ruas da cidade, mais de 5 mil cães estão abandonados em Marília. A projeção está baseada em levantamentos de órgãos estaduais e é ainda maior se somada a quantidade de animais considerados semidomiciliados — aqueles que têm tutores, mas entram e saem de casa na hora em que querem, procriando com animais de rua e, não raras as vezes, contraindo e transmitindo doenças.
“De toda a população canina, estima-se que apenas 60% esteja restrita ao domicílio”, explica o coordenador da Divisão de Zoonoses, Lupércio Garrido.
De acordo com ele, o problema maior se concentra na faixa dos semidomiciliados. São eles que acabam gerando a superpopulação animal.
No caso dos gatos, a situação é ainda mais complicada, uma vez que, sem serem castrados, a maioria acaba saindo às ruas.
Hoje, Marília conta com mais de 50 mil cães e outros 14 mil gatos. E, o número de animais abandonados nas ruas é crescente, afirma a voluntária do grupo Adote Animais em Marília, Aline Murcia.
Sem recursos fixos, os voluntários lutam para retirar os animais das ruas e encontrar um novo lar fixo para eles.
E as dificuldades encontradas não são poucas. “Temos trabalhado muito, mas ainda assim é muito difícil. Mantemos o apoio através de doações específicas ou ainda pela venda de chaveiros e outros itens com renda revertida.”
Completando quase quatro anos de atuação, o grupo já retirou centenas de animais das ruas e já efetivou a doação de 200 cães e gatos. Para 2012, a meta é tornar o grupo uma ONG (Organização Não-Governamental).
Os interessados em doar ou adotar um animal podem entrar em contato pelo Facebook (www.facebook.com.br/adoteanimais) ou pelo telefone (14) 9611-5559 com Aline.
Fonte: Rede Bom Dia

Você viu?

Ir para o topo